Venda a Solução
Publicado em 01/02/2013 por Tom Peters 2 355 visualizaçõesNão venda apenas o produto mas toda a solução que o produto representa. Venda a resolução do problema do cliente ou a sensação que o produto irá causar.
Venda apenas… Resolvendo problemas específicos… e criando oportunidades de lucro identificáveis. Os grandes vendedores não vendem geringonças (mesmo as geringonças muito boas). Vendem soluções. (Soluções muito boas.)
Questione-se: «Isto é uma venda de um produto ou uma venda de uma solução que me vai fazer aparecer na imprensa comercial?»
Todas as vendas que faz devem resumir-se a isto: »O nosso produto resolve estes problemas específicos, cria estas oportunidades inimagináveis e vai fazê-lo ganhar esta enorme quantidade de dinheiro. Eis exatamente como…»
Para parafrasear os gurus de marketing, uma pessoa não vende um relógio Rolex. Vende a sensação de usar um Rolex. Isso é óbvio. Ou deveria ser. E a forma como funciona com o Rolex, funciona com todas as vendas… incluindo a venda interna do seu projeto de redesign do seu processo negocial.
Mantra: Os idiotas vendem… Rolexes. Os génios vendem… O Estilo de Vida Rolex.
- Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
- Conheça o seu produto
- Conheça a sua empresa
- Conheça o seu cliente
- Adore a política
- Respeite a sua concorrência
- Conetar a organização do Cliente
- Conetar a sua empresa
- Nunca prometa demais
- Venda a solução
- Peça ajuda e não seja orgulhoso
- Viva a história da marca
- Celebrar a perda positiva
- Faça de cada problema um problema seu
- Assuma toda a responsabilidade
- Não guarde informação
- Afaste-se dos maus negócios
- Não se queixe do preço
- Não dê tudo só para conseguir um negócio
- Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
- Procure clientes fixes
- Fale em parcerias
- Envie cartões de agradecimentos
- Faça do seu cliente um herói
- Visar mudar o mundo inteiro
- Mantenha os seus slides simples