Ajuda e FAQ


Esta página destina-se a auxiliá-lo a utilizar melhor este site. Pretendemos que a sua experiência, ao navegar nesta plataforma, seja a melhor possível. Pode sempre que quiser utilizar o formulário de contacto para esclarecer alguma dúvida. Consulte também as áreas de ajuda:

A nossa ferramenta de procura de códigos postais utiliza uma base de dados fornecida pelos CTT e toda a informação nela contida não é alterada. Recebemos por vezes alertas para efectuarmos correcções em nomes de artérias mas não o podemos. Esse conteúdo é actualizado periodicamente em bloco. Qualquer alteração pontual seria perdida. Sugerimos que enviem esses alertas para os CTT (codigo-postal@ctt.pt) ou ainda pelo telefone 707 26 26 26 (linha código postal).

A ferramenta de procura de códigos postais mudou

Para 2018 efetuamos alterações significativas na forma como é possível efetuar pesquisas, em particular nos Códigos Postais.

É possível tentar encontrar o código postal, ou a rua pretendida, fazendo uma pesquisa na barra de pesquisa global, situada no topo. Esta barra utiliza o motor de busca do Google e está limitado e faz uma pesquisa global em todo o Portal. Se pretende pesquisar códigos postais esta é uma solução viável mas existe outra melhor.

Ferramenta específica de códigos postais

Criámos toda uma secção dedicada aos códigos postais portugueses com uma ferramenta de pesquisa de paenas uma caixa mas bastante eficaz.

Esta ferramenta permite-lhe procurar tanto o código postal sabendo o nome da artéria e a localidade (ou a freguesia ou o concelho) como, de forma inversa, inserindo o código postal completo (ou parcial) iremos obter o nome da artéria, a localidade, freguesia, concelho, distrito.

Inserindo artéria e localidade

Recomendámos que, ao inserir os dados do arruamento, não coloque abreviaturas. Os termos do tipo «Av.» ou «P窻 não serão reconhecidos pelo motor de pesquisa. É preferível omitir o tipo de artéria do que colocar estas abreviaturas.

Maiúsculas vs minúsculas

Não há problema. O motor verifica ambos.

Acentuação

Os acentos gráficos não causam qualquer dificuldade ao nosso motor. Pode inseri-los ou omiti-los. O resultado será idêntico.

Nomes de arruamentos com títulos

Referimo-nos a artérias do género: Avenida Nossa Senhora da Graça ou Praça General Humberto Delgado. De forma similar ao tipo de artéria, não são recomendadas abreviaturas. É preferível omitir um termo do que abreviá-lo. Nos exemplos acima referidos era preferível inserir os seguintes termos: «avenida graça lisboa» e «praça humberto delgado aveiro».

Colocar virgula a separar nome do arruamento e localidade

Não é necessário colocar qualquer vírgula a separar os termos. Se colocar a vírgula o motor irá ignorá-la.

Inserindo o código postal

A melhor forma de pesquisar inserindo o código postal completo é colocar os termos separados por um traço mas, se colocar uma espaço ou os sete dígitos seguidos não haverá qualquer problema. Exemplo: 1950-358.

Outras pesquisas

É possível listar códigos postais que cumpram determinados critérios embora a lista esteja llimitada a 50 registos.

Exemplo: 4900-5 (lista códigos postais que começam por 4900-5

Exemplo: 1200-24 (lista códigos postais começados por 1200-24 e com qualquer último dígito)

Exemplo: 3800 (lista os primeiros 50 códigos postais começados por 3800)

Apartados

Os Apartados são caixas postais associadas a clientes postais (dos CTT) que se encontram fisicamente numa Estação dos CTT. O Cliente «aluga» um apartado porque não tem endereço físico para receber correspondência ou por uma questão de comodidade. Estes apartados têm códigos postais próprios e, não estando associados a uma localização específica, indicam o cliente ou a localização da estação dos CTT respetiva. Poderá consultar os apartados na secção do site criada para o efeito: apartados postais
O serviço de directório permite procurar rapidamente os contactos de empresas e instituições pretendidas. Este serviço é gratuito tanto para quem procura informação como para quem quer disponibilizar informação. As empresas que pretendam inserir o seu registo na nossa base de dados poderão fazê-lo gratuitamente.

Elaboramos um documento onde compilámos as dúvidas mais frequentes dos nossos utilizadores. Poderá consultá-lo aqui: resposta às dúvidas mais frequentes.

Na última alteração incluímos um campo onde a empresa poderá colocar o endereço da sua página no facebook. Recomendamos a leitura do seguinte artigo: Erros frequentes na utilização do facebook.

Temos uma área do site onde disponibilizámos as mais diversas ferramentas de apoio à gestão do seu negócio, em particular na área da logística.

Para obter a explicação de cada ferramenta terá que consultar a página da ferramenta específica.

Existe uma secção Cidades, mas também existem os Portais Municipais que podem ser acedidos a partir da página do distrito respetivo. Quando uma cidade é também sede de um município então deverá existir um link para o Portal do município respetivo.

Temos um link em cada cidade para a vista de rua para que possa mergulhar de imediato nas ruas e avenidas da sua cidade preferida.

Cidades por distrito ou arquipélago

Para cada distrito disponibilizámos uma lista com todas as suas cidades.

O conteúdo desta secção está, neste momento, limitado a monumentos. Os monumentos mais emblemáticos de Portugal estão aqui inseridos com uma descrição detalhada, diversas fotografias, coordenadas e localização no mapa. Tem também a possibilidade de traçar a rota de um qualquer local para o monumento que estiver a consultar.

Existem também grupos de locais que são formas de associar locais com determinadas características. É possível também listar os locais existentes para cada concelho.

O novo Portal Código Postal vai apostar, cada vez mais, na publicação de artigos, manuais, guias e outras fontes de informação que sejam úteis para a gestão de micro e pequenas empresas. Artigos sobre desenvolvimento pessoal e motivação também terão um destaque especial.

Como procurar artigos

Temos uma caixa de procura específica de artigos e dossiers (grupo de artigos), independentemente de poder também procurar na barra de pesquisa global.

Últimos artigos

Os últimos artigos publicados aparecem numa lista na página principal da secção artigos. Ao clicar em «ver mais» ou «publicações mais recentes» vamos aceder a uma lista completa dos artigos publicados ordenados por data de publicação, desde o mais recente ao mais antigo.

Autores de artigos de opinião

É possível listar os autores dos artigos e aceder a cada um deles individualmente para conhecer genericamente o seu currículo. A partir da página de cada autor poderá verificar todos os seus artigos.