Celebrar a Perda Positiva

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A Perda Positiva é o resultado das tentativas de disponibilizar inovação aos clientes que, mesmo quando não dá frutos de imediato, abre perspetivas de negócio futuras.

Uma «perda positiva» é um esforço corajoso que… por algum motivo… não deu frutos. (Ainda!) Em particular, nestes tempos impulsivos, e especialmente a longo prazo, um perda positiva pode ser bem melhor do que um «ganho sofrível», ou um «sucesso medíocre».

Um ganho sofrível traz alguns dólares a mais por fazer a mesma coisa de sempre. Uma perda positiva advém da reorganização de um produto ou serviço para criar uma potencial experiência fantástica… uma experiência para a qual o seu cliente não está (ainda) preparado.

Se levar a ideia da Perda Positiva demasiado longe, não vai ter nada para mostrar a não ser atrevimento. Mesmo assim, incentivo-o a dirigir-se, um pouco, na direção da celebração dessa perda positiva. Empurre os seus clientes para lá das zonas de conforto; se não o fizer, vai perdê-los para um arrivista, talvez mais cedo do que possa pensar.

    Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
  1. Conheça o seu produto
  2. Conheça a sua empresa
  3. Conheça o seu cliente
  4. Adore a política
  5. Respeite a sua concorrência
  6. Conetar a organização do Cliente
  7. Conetar a sua empresa
  8. Nunca prometa demais
  9. Venda a solução
  10. Peça ajuda e não seja orgulhoso
  11. Viva a história da marca
  12. Celebrar a perda positiva
  13. Faça de cada problema um problema seu
  14. Assuma toda a responsabilidade
  15. Não guarde informação
  16. Afaste-se dos maus negócios
  17. Não se queixe do preço
  18. Não dê tudo só para conseguir um negócio
  19. Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
  20. Procure clientes fixes
  21. Fale em parcerias
  22. Envie cartões de agradecimentos
  23. Faça do seu cliente um herói
  24. Visar mudar o mundo inteiro
  25. Mantenha os seus slides simples

«Tom Peters, O guru de gestão mais inovador do mundo.»