Respeite os arrivistas, o verdadeiro inimigo
Publicado em 01/02/2013 por Tom Peters 1 986 visualizaçõesA verdadeira ameaça, por vezes, não está na concorrência tradicional mas nos novos e pequenos players do mercado que, com ideias frescas, podem alterar a forma como o jogo é jogado.
Hoje em dia, o verdadeiro inimigo, entre o médio e longo prazo, é raramente o nosso principal concorrente. É mais provável que seja o concorrente mais pequeno… mas que tem uma ideia bem melhor que o vai atirar para o canto durante os próximos anos. Isto, se você não estiver bem atento.
Pense na Microsoft há vinte anos atrás. Ou na Wall Mart há vinte anos atrás.
«Conhecer a indústria» significa ter boas antenas que captam os «tipos pequenos» que podem já não ser assim tão «pequenos». Certifique-se de que a sua rede pessoal extensa inclui, talvez, alguns capitalistas empreendedores que lhe possam atualizar nos burburinhos do que se vai passar a seguir. (Podem estar enganados, mas serão muito interessantes e irão mantê-lo em alerta.)
Arrisvista deriva do termo inglês «arrive» que significa «chegar». É nesse sentido que se utiliza a palavra arrivista, as novas empresas que entram no mercado ou os novos players (jogadores) desse mercado.
Se não os consegue vencer
Eis outra opção: Dê uma hipótese a esses concorrentes arrivistas. Trabalhe com eles. Convide-os para fazerem parte da embalagem produto-serviço-experiência que tem para oferecer. É muito melhor tornar-se «parceiro» de uma estrela em ascensão do que mais tarde ver essa empresa tornar-se um grande rival.
- Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
- Conheça o seu produto
- Conheça a sua empresa
- Conheça o seu cliente
- Adore a política
- Respeite a sua concorrência
- Conetar a organização do Cliente
- Conetar a sua empresa
- Nunca prometa demais
- Venda a solução
- Peça ajuda e não seja orgulhoso
- Viva a história da marca
- Celebrar a perda positiva
- Faça de cada problema um problema seu
- Assuma toda a responsabilidade
- Não guarde informação
- Afaste-se dos maus negócios
- Não se queixe do preço
- Não dê tudo só para conseguir um negócio
- Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
- Procure clientes fixes
- Fale em parcerias
- Envie cartões de agradecimentos
- Faça do seu cliente um herói
- Visar mudar o mundo inteiro
- Mantenha os seus slides simples