Respeite os arrivistas, o verdadeiro inimigo

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A verdadeira ameaça, por vezes, não está na concorrência tradicional mas nos novos e pequenos players do mercado que, com ideias frescas, podem alterar a forma como o jogo é jogado.

Hoje em dia, o verdadeiro inimigo, entre o médio e longo prazo, é raramente o nosso principal concorrente. É mais provável que seja o concorrente mais pequeno… mas que tem uma ideia bem melhor que o vai atirar para o canto durante os próximos anos. Isto, se você não estiver bem atento.

Pense na Microsoft há vinte anos atrás. Ou na Wall Mart há vinte anos atrás.

«Conhecer a indústria» significa ter boas antenas que captam os «tipos pequenos» que podem já não ser assim tão «pequenos». Certifique-se de que a sua rede pessoal extensa inclui, talvez, alguns capitalistas empreendedores que lhe possam atualizar nos burburinhos do que se vai passar a seguir. (Podem estar enganados, mas serão muito interessantes e irão mantê-lo em alerta.)

Arrisvista deriva do termo inglês «arrive» que significa «chegar». É nesse sentido que se utiliza a palavra arrivista, as novas empresas que entram no mercado ou os novos players (jogadores) desse mercado.

Se não os consegue vencer

Eis outra opção: Dê uma hipótese a esses concorrentes arrivistas. Trabalhe com eles. Convide-os para fazerem parte da embalagem produto-serviço-experiência que tem para oferecer. É muito melhor tornar-se «parceiro» de uma estrela em ascensão do que mais tarde ver essa empresa tornar-se um grande rival.

    Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
  1. Conheça o seu produto
  2. Conheça a sua empresa
  3. Conheça o seu cliente
  4. Adore a política
  5. Respeite a sua concorrência
  6. Conetar a organização do Cliente
  7. Conetar a sua empresa
  8. Nunca prometa demais
  9. Venda a solução
  10. Peça ajuda e não seja orgulhoso
  11. Viva a história da marca
  12. Celebrar a perda positiva
  13. Faça de cada problema um problema seu
  14. Assuma toda a responsabilidade
  15. Não guarde informação
  16. Afaste-se dos maus negócios
  17. Não se queixe do preço
  18. Não dê tudo só para conseguir um negócio
  19. Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
  20. Procure clientes fixes
  21. Fale em parcerias
  22. Envie cartões de agradecimentos
  23. Faça do seu cliente um herói
  24. Visar mudar o mundo inteiro
  25. Mantenha os seus slides simples