Peça ajuda e não seja orgulhoso
Publicado em 01/02/2013 por Tom Peters 1 913 visualizaçõesUtilizar os melhores recursos para fechar uma venda pode implicar pedir ajuda a alguém com quem não gostamos. Se a melhor solução passa por aí, engula o orgulho e envolva essa pessoa.
À medida que você trabalha para resolver o problema de um cliente, para expandir a oportunidade de um cliente, para aprofundar a experiência de um cliente… utilize todos os recursos possíveis. «Recursos» significa «pessoas». Incluindo inimigos mortais.
Exemplo: Uma vez, você teve uma péssima experiência com Jack jones, um fornecedor de serviços. E quatro anos mais tarde, você ainda está irritado com isso. Mas agora você tem um cliente e Jack Jones é o consultor perfeito para o ajudar a acrescentar credibilidade ao seu produto para esse cliente.
Então: PASSE POR CIMA DE TUDO ISSO, LIGUE AO JACK E IMPLORE PARA QUE ELE FAÇA PARTE DO ACORDO.
As vendas inspiradas envolvem utilizar os melhores recursos disponíveis para criar o melhor resultado imaginável para um cliente. E é a sua função reunir esses recursos – mesmo que não esteja encantado com alguns dos fornecedores de recursos.
- Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
- Conheça o seu produto
- Conheça a sua empresa
- Conheça o seu cliente
- Adore a política
- Respeite a sua concorrência
- Conetar a organização do Cliente
- Conetar a sua empresa
- Nunca prometa demais
- Venda a solução
- Peça ajuda e não seja orgulhoso
- Viva a história da marca
- Celebrar a perda positiva
- Faça de cada problema um problema seu
- Assuma toda a responsabilidade
- Não guarde informação
- Afaste-se dos maus negócios
- Não se queixe do preço
- Não dê tudo só para conseguir um negócio
- Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
- Procure clientes fixes
- Fale em parcerias
- Envie cartões de agradecimentos
- Faça do seu cliente um herói
- Visar mudar o mundo inteiro
- Mantenha os seus slides simples