Nunca prometa demais
Publicado em 01/02/2013 por Tom Peters 2 120 visualizaçõesUm erro típico de vendedor é prometer o que não pode cumprir. Não o faça nunca. A sua credibilidade é a sua maior arma. Não a desperdice.
Você quer conseguir a venda. O seu principal concorrente é feroz. Está a sentir uma enorme tentação para retirar alguns dias à data de entrega esperada. Um vozinha dentro de si diz, «Ei, a fábrica resolve isso».
Bem… NÃO DÊ OUVIDOS A ESSA «VOZINHA«.
Como vendedor, você está lá à frente, sozinho. O seu futuro está… sempre… em risco. E está sempre totalmente da sua fiabilidade.
O meu conselho: Mesmo que lhe custe esta venda… prometa a menos. Adicione dois dias aqui e ali para aumentar a probabilidade de manter o prazo. (Acontecem sempre coisas!) No longo prazo, o portador de boas notícias bate o portador de más notícias sempre.
Experimente isto como mote pessoal: OS VENDEDORES VENCEDORES ESTÃO SEMPRE À FRENTE DOS PRAZOS!
- Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
- Conheça o seu produto
- Conheça a sua empresa
- Conheça o seu cliente
- Adore a política
- Respeite a sua concorrência
- Conetar a organização do Cliente
- Conetar a sua empresa
- Nunca prometa demais
- Venda a solução
- Peça ajuda e não seja orgulhoso
- Viva a história da marca
- Celebrar a perda positiva
- Faça de cada problema um problema seu
- Assuma toda a responsabilidade
- Não guarde informação
- Afaste-se dos maus negócios
- Não se queixe do preço
- Não dê tudo só para conseguir um negócio
- Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
- Procure clientes fixes
- Fale em parcerias
- Envie cartões de agradecimentos
- Faça do seu cliente um herói
- Visar mudar o mundo inteiro
- Mantenha os seus slides simples