Não guarde informação
Publicado em 01/02/2013 por Tom Peters 1 917 visualizaçõesConsiderar o cliente propriedade do vendedor é um erro que resulta na perda do cliente a longo prazo.
Alguns vendedores tentam guardar o Cliente para si, para controlar todos os contratos ente o Cliente e a sua empresa.
Estúpido. Muito estúpido, mesmo!
Você não quer que o cliente dependa apenas de si. Quer que o cliente tenha uma experiência cintilante, consigo e com todos à sua volta, para se «sentir em casa» com toda a sua organização; para ter um contacto próximo com os seus departamentos de engenharia, logística e contabilidade.
Quando surgem problemas e você não está disponível vai querer, com certeza, que o seu cliente tenha uma série de pessoas capazes e disponíveis para resolver a situação.
Na verdade, se as coisas correrem bem, particularmente depois de um problema, você receberá os louros. E as coisas vão correr bem a longo prazo, precisamente porque você conseguiu criar uma rede de relações que disponibiliza ao cliente um acesso «familiar» a todos os elementos da sua empresa.
Guardar = Perder
Partilhar = Ganhar
- Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
- Conheça o seu produto
- Conheça a sua empresa
- Conheça o seu cliente
- Adore a política
- Respeite a sua concorrência
- Conetar a organização do Cliente
- Conetar a sua empresa
- Nunca prometa demais
- Venda a solução
- Peça ajuda e não seja orgulhoso
- Viva a história da marca
- Celebrar a perda positiva
- Faça de cada problema um problema seu
- Assuma toda a responsabilidade
- Não guarde informação
- Afaste-se dos maus negócios
- Não se queixe do preço
- Não dê tudo só para conseguir um negócio
- Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
- Procure clientes fixes
- Fale em parcerias
- Envie cartões de agradecimentos
- Faça do seu cliente um herói
- Visar mudar o mundo inteiro
- Mantenha os seus slides simples
«Tom Peters, O guru de gestão mais inovador do mundo.»