Faça de cada problema um problema seu
Publicado em 01/02/2013 por Tom Peters 1 796 visualizaçõesO vendedor é o rosto da empresa, é a primeira linha, e deve assumir os problemas integralmente, nunca culpando outro departamento da empresa.
Se alguma coisa correr mal nas suas negociações com um cliente, está feito, certo? O que se segue é óbvio: Todos os problemas dos seus clientes são problemas seus! Por amor de Deus, nunca, mas NUNCA, culpe o pessoal da logística por uma entrega atrasada.
Você é o vendedor, e só você representa a empresa perante o cliente. Assim, se algo correu mal, você errou. Não o pessoal da logística.
O que não quer dizer que você não tem o direito de se irritar com as pessoas da logística se eles tiverem, de facto, feito asneira. Não pode é transmitir essa ira ao cliente. No momento em que o fizer, a sua reputação desaparece.
Lembre-se: Eles assinaram um acordo consigo e não com uma empresa abstrata.
- Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
- Conheça o seu produto
- Conheça a sua empresa
- Conheça o seu cliente
- Adore a política
- Respeite a sua concorrência
- Conetar a organização do Cliente
- Conetar a sua empresa
- Nunca prometa demais
- Venda a solução
- Peça ajuda e não seja orgulhoso
- Viva a história da marca
- Celebrar a perda positiva
- Faça de cada problema um problema seu
- Assuma toda a responsabilidade
- Não guarde informação
- Afaste-se dos maus negócios
- Não se queixe do preço
- Não dê tudo só para conseguir um negócio
- Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
- Procure clientes fixes
- Fale em parcerias
- Envie cartões de agradecimentos
- Faça do seu cliente um herói
- Visar mudar o mundo inteiro
- Mantenha os seus slides simples
«Tom Peters, O guru de gestão mais inovador do mundo.»