Envie cartões de agradecimento
Publicado em 01/02/2013 por Tom Peters 2 092 visualizaçõesÉ importante reconhecer o esforço de quem, de uma forma ou de outra, ajudou a proporcionar a venda.
Há meia dúzia de anos atrás, escrevi um sumário sobre implementação. Umas 50 ideias. A primeira da lista era: NÃO SE ESQUEÇA DOS CARTÕES DE AGRADECIMENTO!
Questão óbvia (demasiadas vezes incumprida): As vendas são um negócio de… RELAÇÕES. E uma «ferramenta» potente no jogo das relações, é uma palavra simpática, ou seja um cartão de agradecimento.
Cartões de agradecimentos: Envie-os aos montes.
A nota de apreciação ao «Tipo Porreiro» que arranjou tempo para si na sua agenda é uma coisa. E importante. Mas mais importante, a longo prazo, são os agradecimentos às pessoas que estão uns patamares abaixo mas cuja ação foi essencial para que tivesse uma oportunidade.
Outra regra importante: Pelo menos 50% dos seus cartões de agradecimento devem ter como destino pessoas dentro da sua própria empresa – pessoas «anónimas» que ajudam a criar melhores experiências (lembre-se que é isso que está a vender) ao seu cliente.
Ah, e já que falo nisso, lembre-se dos aniversários. Envie cartões de parabéns. E flores quando apropriado. As pequenas atenções nunca são pequenas.
- Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
- Conheça o seu produto
- Conheça a sua empresa
- Conheça o seu cliente
- Adore a política
- Respeite a sua concorrência
- Conetar a organização do Cliente
- Conetar a sua empresa
- Nunca prometa demais
- Venda a solução
- Peça ajuda e não seja orgulhoso
- Viva a história da marca
- Celebrar a perda positiva
- Faça de cada problema um problema seu
- Assuma toda a responsabilidade
- Não guarde informação
- Afaste-se dos maus negócios
- Não se queixe do preço
- Não dê tudo só para conseguir um negócio
- Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
- Procure clientes fixes
- Fale em parcerias
- Envie cartões de agradecimentos
- Faça do seu cliente um herói
- Visar mudar o mundo inteiro
- Mantenha os seus slides simples