Celebrar a Perda Positiva
Publicado em 01/02/2013 por Tom Peters 1 779 visualizaçõesA Perda Positiva é o resultado das tentativas de disponibilizar inovação aos clientes que, mesmo quando não dá frutos de imediato, abre perspetivas de negócio futuras.
Uma «perda positiva» é um esforço corajoso que… por algum motivo… não deu frutos. (Ainda!) Em particular, nestes tempos impulsivos, e especialmente a longo prazo, um perda positiva pode ser bem melhor do que um «ganho sofrível», ou um «sucesso medíocre».
Um ganho sofrível traz alguns dólares a mais por fazer a mesma coisa de sempre. Uma perda positiva advém da reorganização de um produto ou serviço para criar uma potencial experiência fantástica… uma experiência para a qual o seu cliente não está (ainda) preparado.
Se levar a ideia da Perda Positiva demasiado longe, não vai ter nada para mostrar a não ser atrevimento. Mesmo assim, incentivo-o a dirigir-se, um pouco, na direção da celebração dessa perda positiva. Empurre os seus clientes para lá das zonas de conforto; se não o fizer, vai perdê-los para um arrivista, talvez mais cedo do que possa pensar.
- Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
- Conheça o seu produto
- Conheça a sua empresa
- Conheça o seu cliente
- Adore a política
- Respeite a sua concorrência
- Conetar a organização do Cliente
- Conetar a sua empresa
- Nunca prometa demais
- Venda a solução
- Peça ajuda e não seja orgulhoso
- Viva a história da marca
- Celebrar a perda positiva
- Faça de cada problema um problema seu
- Assuma toda a responsabilidade
- Não guarde informação
- Afaste-se dos maus negócios
- Não se queixe do preço
- Não dê tudo só para conseguir um negócio
- Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
- Procure clientes fixes
- Fale em parcerias
- Envie cartões de agradecimentos
- Faça do seu cliente um herói
- Visar mudar o mundo inteiro
- Mantenha os seus slides simples
«Tom Peters, O guru de gestão mais inovador do mundo.»