Afaste-se dos maus negócios
Publicado em 01/02/2013 por Tom Peters 1 844 visualizaçõesHá muita coisa nos negócios que não quererá fazer. Vai-se cruzar com muita gente que não se quererá envolver. Perceba uma coisa: alguns negócios não valem a pena.
Não seja um desistente. Não desista ao primeiro sinal de problemas. Por outro lado, não aguente… e aguente… e aguente… sacrificando a sua agenda e a sua alma eternamente só para cumprir objetivos.
Seja claro nisto: OS «MAUS NEGÓCIOS» EXISTEM.
Quando algumas pessoas na organização de um cliente não são de confiança, quando o jogo para efetuar uma venda envolve políticas fora do normal, quando o negócio se torna assim doloroso, você é bem capaz de precisar de uma saída airosa (ou não tão airosa).
Não estou a aconselhar que seja um santo. A política é normal. O compromisso é eterno. Os problemas acontecem. Mas há limites.
Por exemplo:
- Não trabalhe com pessoas desonestas
- Não trabalhe com pessoas que não tenham palavra
- Não trabalhe com pessoas que só se preocupam com elas próprias
- Não trabalhe com idiotas
A VIDA É DEMASIADO CURTA
Honre o seu futuro
Ninguém, no seu leito de morte, diz «cumpri os meus objetivos 73 trimestres consecutivos». Não. No leito de morte você vai falar das grandes experiências. É certo, a maioria destas grandes experiências envolve amigos e família, mas muitas envolvem com certeza coisas fantásticas que fez no trabalho. E essas coisas são sempre honrosas.
- Os vinte e cinco pontos que o farão brilhar nas vendas do seu produto:
- Conheça o seu produto
- Conheça a sua empresa
- Conheça o seu cliente
- Adore a política
- Respeite a sua concorrência
- Conetar a organização do Cliente
- Conetar a sua empresa
- Nunca prometa demais
- Venda a solução
- Peça ajuda e não seja orgulhoso
- Viva a história da marca
- Celebrar a perda positiva
- Faça de cada problema um problema seu
- Assuma toda a responsabilidade
- Não guarde informação
- Afaste-se dos maus negócios
- Não se queixe do preço
- Não dê tudo só para conseguir um negócio
- Respeite os arrivistas (o verdadeiro inimigo)
- Procure clientes fixes
- Fale em parcerias
- Envie cartões de agradecimentos
- Faça do seu cliente um herói
- Visar mudar o mundo inteiro
- Mantenha os seus slides simples