Vencer o medo e viver os seus sonhos

por 10 572 visualizações

Quantas vezes não fizemos algo importante porque o medo nos impediu de dar aquele passo inicial que nos colocaria em marcha, rumo aos nossos sonhos. É possível vencer esse medo? É possível redefinir a forma como o nosso cérebro nos tenta proteger e colocá-lo ao nosso lado?

«A sua vida encolhe ou expande-se na direta proporção da sua coragem»
( Anais Nin)

A sensação de medo e ansiedade, muitas vezes, paralisa-nos e impede-nos de agir. Reunimos algumas dicas que o ajudarão a perceber o que é essa sensação, de onde vem, e como superá-la. Liberte-se desse medo e siga o caminho que realmente sonhou.

Aponte a luz para o seu medo

Identifique claramente aquilo que o assusta - o seu corpo, as suas finanças, a sua vida amorosa, a sua carreira, os seus sonhos – e deixe ficar o foco de luz para aí apontado. Pergunte-se honestamente: -Isto é realmente assim? -Tenho a certeza disso? -Existe outra forma de olhar para isto?

Lembre-se que a palavra «pensamento» não é sinónimo da palavra «verdade». Os seus pensamentos não são necessariamente verdades ou até assim tão importantes. Pense neles como nuvens a passar no céu – elas vão e vêm.

Redefina medo como entusiasmo

Para o nosso corpo, em termos biológicos, medo e excitação são praticamente indistinguíveis. O corpo liberta adrenalina que causa o aumento do ritmo cardíaco. A atenção e velocidade de reação aumentam e a corrente sanguínea é inundada de glicose de forma a preparar os músculos para entrarem em ação.

mude o seu mindset

O truque será alterarmos o modo como percecionámos o medo. Diga a si mesmo: não é medo, é a excitação que o grande entusiasmo que determinada tarefa, reunião, palestra, conversa telefónica, me provoca. Isso muda tudo.

Utilize um mantra

A frase «isto já vai passar» é um excelente mantra para utilizar quando sentir o medo a apoderar-se do seu corpo, impedindo-o de agir.

Pode ajudá-lo a recordar que o medo é uma resposta natural e temporária no seu corpo, e que sobe e desce como uma onda no oceano. De repente apercebe-se que o medo já passou.

Quando tiver que arriscar alguma coisa na perseguição de um sonho ou de um objetivo, é normal sentir medo. Utilize este mantra, ou outra frase que achar adequada, para o ajudar a focar naquilo que realmente quer e seguir em frente.

Lembre-se do Quadro Completo

O medo é desconfortável mas, na maior parte dos casos, não lhe provocará qualquer dano. O que realmente lhe vai provocar dano é não fazer algo que deseja ou sabe que é importante para evitar experienciar o medo.

não se assuste com o monstro porque ele não existe

Pergunte a si mesmo como se irá sentir daqui a um ano se nada fizer no sentido de concretizar os seus sonhos.

Lembre-se do Quadro Completo que criou no seu cérebro quando sonhou em atingir algo que realmente o fará feliz. A visualização desse quadro fará com que o medo passe e lhe dará força para seguir em frente.

Movimente-se contra esse medo

A melhor defesa é o ataque. Nem sempre será assim, mas esta é uma estratégia a ter em conta.

transforme o medo em acção

Dar um passo firme no sentido do medo é uma das melhores formas de o eliminar ou ultrapassar. Falámos de coisas simples como aquele telefonema que anda a evitar fazer com receio da resposta. Prepare-se para qualquer resposta e faça o telefonema. Já!

Escreva uma lista de «prós»

A nossa mente insiste em se concentrar nos «contras», nos aspetos negativos da mudança. Faz isto com a melhor das intenções, para nos proteger do desconhecido. Para combater este negativismo do nosso cérebro, escreva uma lista de todas as coisas boas que vai alcançar quando atingir a sua meta. O foco nos aspetos positivos ajuda a superar o medo de prosseguir.

Concentre-se no presente

O sentimento de medo que invade o seu corpo é frequentemente despoletado por pensamentos com origem na sua mente. Preocupamo-nos com o que poderá acontecer no futuro, ou criámos as nossas próprias histórias negativas com base no que aconteceu no passado, quando, na verdade, nada de realmente perturbador nos ameaça no momento presente.

passar a ponte para alcançar o sucesso

Liberte-se desse sentimento focando a sua mente no momento presente. Feche os olhos, preste atenção aos sons, aos cheiros à sua volta. Sinta a energia nas suas mãos e pés. Sinta o ar na sua pele e a sua roupa em contacto com o seu corpo. Respire fundo.

Agora já não sente medo e está preparado para vencer qualquer desafio. Chegou a hora de agir.

Boa sorte!