Obter áreas e distâncias de qualquer local

por 11 134 visualizações

Tire partido da ferramenta que lhe permite determinar a área de qualquer superfície, desde que se situe no planeta terra. Medir a distância de qualquer percurso desenhado num mapa também faz parte das suas funcionalidades.

Não é preciso ser arquiteto ou engenheiro civil para já ter tido a necessidade de conhecer a área de um determinado espaço ou terreno.

O terreno que a imobiliária lista terá mesmo a área anunciada? Qual será a área daquele lote na zona industrial? Terá a área necessária para a expansão do meu negócio? A casa do vizinho é maior do que a minha?

Seja qual for o seu motivo, ter uma ferramenta que nos permitisse verificar, muito rapidamente, a área de qualquer local no mundo seria extremamente útil.

Igualmente útil é ter uma forma rápida de saber a distância de determinado percurso. Qual é a distância da minha casa até ao meu local de trabalho? Que distância percorri no meu jogging matinal? Quero planear um circuito com um determinado número de km, com fazê-lo facilmente?

A área de qualquer terreno está a alguns cliques de distância

Essa ferramenta já existe no Portal Código Postal e está disponível a todos de forma completamente gratuita. Utilize a nossa ferramenta para obter a área de qualquer local no planeta terra.

snapshot da ferramenta de obter áreas e distâncias

Como funciona?

Ao entrar na página da ferramenta pode utilizar a caixa de seleção do concelho para centrar o mapa mais perto da zona geográfica onde pretende verificar a área.

Com o mapa centrado no município pretendido, faça zoom in/out com os botões de controlo do mapa «+» e «-» arrastando o mapa com o rato de forma a localizar a zona geográfica que procura. Se necessário, poderá alternar entre Mapa de Estradas e Imagem de Satélite para melhor perceber onde se encontra.

Quando o mapa englobar toda a zona para a qual pretende determinar a área, clique com o botão direito do rato nas extremidades da zona em questão. Com os diversos cliques estará a formar um polígono com a forma do terreno ou zona pretendida.

Se estiver a utilizar um PC, no lado direito do ecrã, irá aparecer o valor da área em m2, Km2, pés2, jardas2 e acres. Nos smartphones, esta informação aparece por baixo do mapa.

Poderá deslocar qualquer um dos pontos para melhor ajustar a forma do polígono à realidade.

Para recomeçar basta clicar no botão Limpar Mapa.

Também pode obter a distância de qualquer percurso

A mesma ferramenta permite traçar percursos no mapa e obter assim a distância total do percurso que vai sendo marcado.

À direita do mapa (desktop) ou por baixo do mapa (smartphone), encontram-se botões de opção onde podemos alternar para o tipo de cálculo que pretendemos: Percurso total ou Área.

Ao selecionarmos Percurso total, as linhas sobre o mapa não vão fechar num polígono ao terceiro clique. Vão continuar sempre, traçando mais uma linha desde o último ponto clicado até ao atual somando a distância do percurso. O valor da distância pode ler-se ao lado direito (ou em baixo), e está disponível em metros, Km, pés, jardas e milhas (terrestres).

Para aceder à ferramenta clique em: obter distância de percurso no mapa.