Acesso ao Portal das finanças com chave móvel digital

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O Portal das Finanças permite agora (desde 1 de Novembro de 2017) a autenticação a partir de uma nova tecnologia denominada Chave Móvel Digital.

O método normalmente utilizado pelos cidadãos para aceder à sua área de contribuinte no Portal das Finanças é a senha solicitada aos serviços e recebida pelo correio tradicional. Como, muitos de nós, só a utilizámos uma vez por ano para entregar a declaração de IRS, esta fica muitas vezes esquecida no meio dos papeis. O problema surge quando precisámos de entregar rapidamente a declaração e a senha não aparece. Ficámos então desesperados ao saber que pedir uma nova senha demora cerca de uma semana.

Na realidade, existe ainda um outro método que exige um leitor de cartões no seu PC e aqueles códigos que deve ter guardado quando renovou o Cartão de Cidadão. Apesar de ser o método mais seguro, acabou por se revelar pouco prático e é utilizado por uma fração muito reduzida do universo de contribuintes.

A partir de Novembro de 2017 foi disponibilizado um novo tipo de acesso ao site das finanças chamado Chave Móvel Digital. A ideia é podermos aceder aos sites oficiais do estado através do nosso telemóvel e de um PIN de 4 dígitos como muitas aplicações bancárias já permitem. Para que isto funcione será necessário associar o seu número de telemóvel ao cartão de cidadão, e poderrá fazê-lo em https://www.autenticacao.gov.pt ou pessoalmente num Espaço Cidadão (consultar a localização do espaço de cidadão mais perto de si). Não se esqueça de levar o telemóvel e o Cartão de Cidadão.

Como se processa a autenticação

Alternativamente à tradicional senha, o Portal da Finanças pede-nos para inserir o número de telefone associado ao cartão de cidadão e o PIN de quatro dígitos escolhido quando fizemos a associação telefone/cartão. Passados uns segundos recebemos uma SMS (mensagem escrita) no telemóvel em questão contendo um código para confirmar a operação. Inserimos esse código na caixa de texto disponibilizada no site das finanças para esse efeito e entrámos.

Simples, seguro e eficaz.

Só não se pode esquecer que se mudar o seu número de telefone terá que refazer a associação do cartão do cidadão com o seu novo número (Espaço Cidadão).

Chave Móvel é aceite em outros organismos do Estado

O site da Segurança Social já está a permitir a autenticação por este processo e é previsível que este método seja replicado de forma transversal a toda a administração pública em pouco tempo.