Dicas para sobreviver a um ambiente agressivo
Publicado em 14/11/2016 por Portal Código Postal 2 041 visualizaçõesEncher a mente com o momento presente não é apenas uma moda, é um estilo de vida que veio para ficar - Mindfullness.
Vários são os estudiosos que apontam os benefícios para a saúde do Mindfulness (veja aqui o vídeo com uma palestra completa pelo Prof. Mark Williams).
Como ficar positivo quando vive um ambiente de trabalho adverso.
Comece a manhã de forma positiva
Comece a manhã com pensamentos positivos. O ideal é escrever uma frase pequena positiva e coloque-a num sítio bem visível. Lembre-se de ser grato por aquilo que tem e por aquilo que quer alcançar no seu dia, ano e vida.Evite a televisão, rádio e redes sociais antes do pequeno-almoço
Ouvir notícias negativas faz com as ideias, pensamentos e sentimentos sejam também negativos ao longo do dia.Tempo para meditar
Muito importante. 20 minutos de meditação podem ajudar a dar o mote para relaxar a mente e o corpo durante o dia.Não se sinta já no escritório mesmo antes de sair de casa.
Muitas pessoas começam a pensar no trabalho assim que acordam. Foque-se apenas naquilo que está a fazer naquele momento. Se for a tomar duche, é nisso que tem de se focar, apreciando a água, o gel de banho…aprecie o presente.Uma tarefa de cada vez durante o dia de trabalho.
Não interessa se é o melhor na sua função, faça uma lista de tarefas para o dia, e vá dando atenção a cada uma só à medida que a vai iniciando.Saia do escritório física e mentalmente.
Dê um passeio ao ar livre, respire o ar fresco e sinta a brisa na cara. Permita que o seu cérebro descanse e descarregue. O trabalho ainda lá está quando regressar.Evite coscuvilhice no escritório.
É fácil e tentador cair na ratoeira dos queixumes sobre o trabalho com os colegas. Mas este tipo de negatividade só o atira para baixo. Solução: tente sair dessas conversas sem fazer juízos de valor, porque, no fundo, todos estão a dar o seu melhor, incluindo o seu chefe/patrão.Não torne nada pessoal.
Você não se define pelo trabalho que desempenha. O trabalho é mais uma atividade na sua vida. Não leve uma crítica, direção, ordem, pedido, feedback ou falta de respeito como algo pessoal. Se se alguém o desrespeitar no trabalho, isso é mais revelador do estado dessa pessoa do que do seu.Lembre-se de respirar.
Concentre-se nesta tarefa cada vez que inspira e expira, pois isso ajuda a alinhar estado físico e mental no momento presente.Deixe no escritório o que é do escritório.
Evite rebobinar o dia de trabalho, mesmo já em casa. Finja mesmo que o seu trabalho não existe. Maior parte do stress surge em pessoas que trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana. Esta parte do dia é passado, por isso deixe-o no passado e foque-se no presente. É esse o tempo que interessa no Mindfulness.
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