Dicas para sobreviver a um ambiente agressivo

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Encher a mente com o momento presente não é apenas uma moda, é um estilo de vida que veio para ficar - Mindfullness.

Vários são os estudiosos que apontam os benefícios para a saúde do Mindfulness (veja aqui o vídeo com uma palestra completa pelo Prof. Mark Williams).

Como ficar positivo quando vive um ambiente de trabalho adverso.

  1. Comece a manhã de forma positiva

    Comece a manhã com pensamentos positivos. O ideal é escrever uma frase pequena positiva e coloque-a num sítio bem visível. Lembre-se de ser grato por aquilo que tem e por aquilo que quer alcançar no seu dia, ano e vida.
  2. Evite a televisão, rádio e redes sociais antes do pequeno-almoço

    Ouvir notícias negativas faz com as ideias, pensamentos e sentimentos sejam também negativos ao longo do dia.
  3. Tempo para meditar

    Muito importante. 20 minutos de meditação podem ajudar a dar o mote para relaxar a mente e o corpo durante o dia.
  4. Não se sinta já no escritório mesmo antes de sair de casa.

    Muitas pessoas começam a pensar no trabalho assim que acordam. Foque-se apenas naquilo que está a fazer naquele momento. Se for a tomar duche, é nisso que tem de se focar, apreciando a água, o gel de banho…aprecie o presente.
  5. Uma tarefa de cada vez durante o dia de trabalho.

    Não interessa se é o melhor na sua função, faça uma lista de tarefas para o dia, e vá dando atenção a cada uma só à medida que a vai iniciando.
  6. Saia do escritório física e mentalmente.

    Dê um passeio ao ar livre, respire o ar fresco e sinta a brisa na cara. Permita que o seu cérebro descanse e descarregue. O trabalho ainda lá está quando regressar.
  7. Evite coscuvilhice no escritório.

    É fácil e tentador cair na ratoeira dos queixumes sobre o trabalho com os colegas. Mas este tipo de negatividade só o atira para baixo. Solução: tente sair dessas conversas sem fazer juízos de valor, porque, no fundo, todos estão a dar o seu melhor, incluindo o seu chefe/patrão.
  8. Não torne nada pessoal.

    Você não se define pelo trabalho que desempenha. O trabalho é mais uma atividade na sua vida. Não leve uma crítica, direção, ordem, pedido, feedback ou falta de respeito como algo pessoal. Se se alguém o desrespeitar no trabalho, isso é mais revelador do estado dessa pessoa do que do seu.
  9. Lembre-se de respirar.

    Concentre-se nesta tarefa cada vez que inspira e expira, pois isso ajuda a alinhar estado físico e mental no momento presente.
  10. Deixe no escritório o que é do escritório.

    Evite rebobinar o dia de trabalho, mesmo já em casa. Finja mesmo que o seu trabalho não existe. Maior parte do stress surge em pessoas que trabalham 24 horas por dia, sete dias por semana. Esta parte do dia é passado, por isso deixe-o no passado e foque-se no presente. É esse o tempo que interessa no Mindfulness.