Truques para aumentar a qualidade do seu wifi

por 2 913 visualizações

Tem uma rede de internet sem fios em casa mas não consegue alcançá-la na sala, ou na casa de banho? O computador fica mais lento noutro compartimento? É possível melhorar

Este tipo de problema é bastante comum. Mas saiba que há algumas dicas que lhe podem ser úteis para resolver estes e outros problemas similares.

Verifique se o router está num local adequado

Mesmo que já tenha instalado a internet há alguns anos deverá analisar se o local onde colocou o router é o melhor local da casa. Lembre-se que os obstáculos interferem com o sinal. A melhor estratégia é colocá-lo num lugar alto pois o sinal propaga-se para baixo e para todos os sentidos com menos interferências. Deverá colocá-lo num ponto o mais central possível.

Mudança de canal

Hoje em dia quase todas as habitações têm uma rede wifi e é provável que estejam quase todos a utilizar o mesmo canal. Reconfigure o router de forma a utilizar um canal diferente daquele que vem por defeito. Poderá utilizar a aplicação WiFi Analyzer (para Android) para verificar o canal mais livre.

Proteja-se dos ladrões

Se, apesar de tudo isso, a sua rede continuar lenta, é possível que alguém esteja a utilizar indevidamente o seu wifi. Para verificar isso pode utilizar um aplicativo ou mesmo a consola de administração do router. O melhor é alterar de imediato a senha de rede e a palavra-passe de administração do router de forma a evitar surpresas.

Melhore o alcance do seu router

Se já tentou todas as opções anteriores e, mesmo assim, ainda não conseguiu resolver o problema, o melhor é investir num repetidor. Estes aparelhos podem ser ligados po cabo ao router ou via wireless (sem fios). Nos casos mais complexos (paredes muito grossas ou diversos pisos) será possível utilizar equipamento que utiliza a rede eléctrica da casa como se fosse cablagem ethernet. Isto permite colocar o repetidor mais longe e otimizar a área de cobertura.