Sabe como pedir aumento de salário?

por 2 267 visualizações

Entenda por que negociar o ordenado regularmente, mesmo que para obter aumentos pequenos, pode representar uma grande vantagem a longo prazo.

Um estudo da revista de negócios Business Insider, realizado em maio com 548 jovens profissionais, apontou que 82% deles não negociam o primeiro salário. As duas principais razões apontadas para isso são a insegurança e o desconhecimento da possibilidade de discutir o valor da remuneração. Mas essa atitude pode sair cara a longo prazo.

Outro estudo, desta vez do site americano Salary.com, concluiu que um profissional que não negocia o seu salário pode deixar de ganhar 1 milhão de dólares ao longo de 45 anos de carreira. De acordo com o estudo, um aumento de apenas 11% no salário inicial e negociações de 4% a cada três anos seriam suficientes para garantir ao profissional esse acréscimo na remuneração. Essa pequena vantagem salarial, aparentemente irrelevante, pode representar, a longo prazo, uma enorme diferença na remuneração e até no crescimento de carreira. A razão é um fenómeno observado pela primeira vez em 1968 pelo sociólogo americano Robert K. Merton — baptizado de Efeito Mateus, numa clara referência à passagem do Evangelho de São Mateus que diz: «A todo aquele que tem, será dado mais, e terá em abundância. Mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado». É o que pode acontecer, por exemplo, quando dois restaurantes, A e B, muito próximos em preço e qualidade, são abertos. Por fatores puramente aleatórios, A recebe no primeiro mês um pouco mais de clientes do que B, e obtém uma receita maior. Aos olhos dos investidores, o restaurante A torna-se mais atraente e acaba por crescer mais do que B, que tinha as mesmas características no início. Os especialistas na área de recursos humanos são unânimes nesta opinião: a negociação salarial faz toda a diferença no seu crescimento profissional. Uma postura tímida na negociação acaba por deixá-lo para trás, não só na remuneração como na própria carreira.

Uma questão cultural

A dificuldade de negociar o salário afeta principalmente as mulheres. Um estudo mostra que enquanto 36,1% dos homens rejeitam a primeira proposta salarial, apenas 24,1% das mulheres têm a mesma atitude. Por uma questão cultural, elas costumam ser menos agressivas na hora de negociar. Esse é um dos diversos fatores que justificam a diferença salarial entre os dois géneros no mercado de trabalho. O mesmo estudo diz que a mulher acredita que será reconhecida pelos resultados e espera que o reajuste no salário venha naturalmente. Apesar da insegurança inicial, negociar o salário pode ser simples, dizem os especialistas. O hábito de negociar bem é algo que se pode, e deve, aprender. Todos podem desenvolver essa capacidade. É preciso conseguir analisar o cenário completo e ter uma ideia clara sobre quanto é que vale a sua função e o qual o valor que o seu trabalho acrescenta à a empresa.

Preparar o pedido de aumento salarial, as nossa dicas

  • Familiarize-se com as práticas salariais da empresa. Se a empresa só faz aumentos em janeiro, por exemplo, poderá se contraproducente fazer um pedido fora dessa janela temporal.
  • Faça um pequeno estudo sobre o valor de mercado da sua função. Se já está a ser pago acima do valor de mercado a sua tarefa torna-se mais difícil, mas não impossível.
  • Prepare bem a sua reunião com o chefe onde irá abordar este tema sensível.
  • Faça uma lista dos objetivos que conseguiu atingir para a sua empresa e recorde de que forma é que esses objetivos ajudaram a empresa: melhorias de produtividade, clientes angariados, projetos concluídos, etc.
  • Faça uma lista das responsabilidades adicionais que foram acrescentadas à sua função, embora não fizessem inicialmente parte dela.
  • Estabeleça mentalmente como meta um valor de salário que pareça compensá-lo pelo seu trabalho e pelas responsabilidades adicionais que acabou de documentar.
  • Aprenda o que puder sobre negociações de ordenado em livros ou em conversas com amigos que já o fizeram com sucesso.
  • Marque uma reunião com o chefe para discutir este assunto. Não faça ultimatos, nem tente encostar o seu supervisor à parede, isso raramente funciona. Não o aborde de surpresa. Se o seu chefe não estiver preparado nada irá acontecer nessa reunião. O seu chefe terá que fazer o seu próprio estudo para poder negociar consigo.