O mundo económico em 2050

por 2 918 visualizações

Um estudo do banco britânico HSBC tenta olhar para a economia global do amanhã e arrisca prever o mundo em 2050.

Este artigo está de mudanças! Vai passar a residir aqui: Como será o mundo económico em 2050

O Departamento de Análise Global do Banco HSBC publicou um relatório que prevê a ascenção e declíneo das maiores economias mundiais nos próximos 40 anos.

Com o crescimento acelerado dos mercados emergentes, a economia global está a atravessar um período turbulento de mudança. Mas porque é que estas alterações ocorrem? E como ficará o mundo depois disso? São perguntas que os investidores fazem diariamente e que este estudo tenta responder.

Baseado na análise das trinta maiores economias mundiais por PIB, em 2050, as conclusões são as seguintes:

  • A produção mundial irá triplicar, sobretudo com o crescimento acelerado das economias emergentes. Em média, o crescimento mundial será de 3% por ano (maior que o crescimento de 2%/ano registado na década de 2000);
  • Em 2050, os países emergentes valem cinco vezes mais o seu actual PIB e, no seu conjunto, irão ultrapassar os países desenvolvidos;
  • Das 30 maiores economias, em 2050, 19 serão países que hoje chamamos «emergentes»;
  • A China irá destronar os Estados Unidos, que ficarão em segundo lugar, seguidos pela Índia;
  • A Inglaterra e Estados Unidos deverão manter a sua posição no ranking dos países mais ricos mas, os países com menos população da europa, e população envelhecida, serão certamente os grandes perdedores. A Suíça e Holanda descem bastante, e a Suécia, Bélgica, Áustria, Noruega e Dinamarca vão sair do ranking para dar lugar a países como Indonésia, Egipto, Malásia, Tailândia, Colômbia e Venezuela.

Se pretender consultar este estudo na íntegra por favor consulte: http://www.hsbc.com/1/2/about/in-the-future