Cuidar do Cérebro, Optimizar o seu Desempenho

por 2 179 visualizações

Relacionar-se com outras pessoas, divertir-se e até não fazer nada também são aspetos que levam ao melhor desempenho do seu cérebro.

David Rock, director do NeuroLeadership Institute, é autor do livro «Cérebro a trabalhar: Estratégias para ultrapassar distracções, recuperar a concentração e trabalhar todo o dia». Num artigo da Forbes, este autor lista um conjunto de sete aspectos que fazem com que o nosso cérebro funcione melhor.

Concentração

Focar-se num projecto é uma forma de pensar. Este é um exercício fundamental para a sua saúde mental.

Gerir o tempo

«Estar isolado é ainda mais perigoso do que fumar». É necessário ter uma vida social para além do trabalho para sermos mentalmente saudáveis. Aprenda a gerir o tempo de forma a conseguir conciliar todos os aspetos da vida.

Não fazer nada

Ler ou realizar uma tarefa banal, como limpar o pó, permite que a sua mente viaja e reflicta o que, por sua vez, faz com que o seu cérebro recupere e se concentre melhor.

Exercitar o pensamento

Reflicta sobre algo com profundidade indo ao fundo do problema. Faça algo que lhe permita pensar de forma profunda, isto permite ao seu cérebro reorganizar-se.

Divertir-se

Desfrute de um tempo com os seus amigos, veja uma comédia ou brinque com crianças. Divertir-se faz com que o seu cérebro relaxe e proporcione um ambiente favorável à criação de novas ligações entre neurónios.

Fazer exercício físico

Um estudo recente revelou que as pessoas são 23% mais produtivas nos dias que praticam actividade física. Quando nos exercitamos, activamos regiões do cérebro que só são activadas dessa forma, o que permite que outras funções do cérebro descansem.

Também vai gostar de ler: Evite estes erros básicos de português!