Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise.Saiba mais | Compreendi
 
 
 
 
Links Patrocinados
> > Técnicas para memorizar facilmente

Técnicas para memorizar facilmente

Data: 16/10/2013 Autor: Portal Código Postal

Memorizar é fácil utilizando algumas técnicas que os especialistas recomendam. A sua memória tem uma capacidade muito maior do que pensa. Conheça cinco métodos para ajudar a sua memória a brilhar. O esquecimento é algo para esquecer!


Técnicas para memorizar facilmenteCinco técnicas úteis para quem deseja espantar o fantasma do esquecimento e ativar o poder da memória:

Do geral para o específico: contexto, análise e síntese

Ao estudar um tema com o objetivo de o fixar na memória, o caminho percorrido deve ser do geral para o específico. As generalidades dão o contexto que permite um entendimento mais claro da evolução do conceito em questão.

Em seguida, cabe ao interessado em memorizar aquele assunto proceder a uma análise. As anotações que um aluno faz durante uma aula, por exemplo, é o ato de analisar aquele conceito. E, por fim, a síntese é a atitude final para evitar o esquecimento. Sintetizar é fazer a revisão, reler as anotações e organizar melhor o conteúdo.

A união das três etapas reforça o poder de memorização do conceito. Contexto sem análise não passa de informação vaga. Contexto e análise sem síntese não passam de conhecimentos condenados ao rápido esquecimento. Síntese sem análises e sem contexto é um dado inútil no cérebro, que você não saberá para que serve.

Siglas

A síntese é o gatilho de memória para recuperar o conceito analisado e contextualizado. É a ferramenta mental que vai utilizar para se recordar. E uma das formas sugeridas pelos especialistas é elaborar siglas com as palavras chave do conteúdo a ser lembrado.

Frases loucas

Outra forma de sintetizar é criar frases ou histórias “loucas” que, pelo caráter inusitado, são mais fáceis de lembrar e atuam como gatilho para recuperação dos conceitos a ela associados.

É mais simples memorizar uma sequência de informações. Após associar uma palavra a cada um dos conceitos, o passo seguinte é montar uma frase ou sequência de frases usando as palavras associadas sequencialmente.

As “frases loucas” são um ótimo gatilho de memória. As seguintes frases, por exemplo: “Há Lixo Na Kosinha Roubaram Carapaus Fritos, Belas Magníficas Cadelas Serão Banidas da Radio”. O estudante de química que concebeu as frases anteriores é capaz de se recordar, ao fim de quase trinta anos, das duas primeiras colunas da Tabela Periódica. “H – Li – Na – K – Rb – Cs - Fr / Be – Mg – Ca – Sr – Ba – Ra”.

Ensine para melhor recordar

Explicar o que aprendeu a outra pessoa é também uma forma de memorizar o conteúdo. Imagine-se ou tente dar uma aula. Se conseguir citar todos os detalhes e cobrir todo o assunto, significa que a memória foi consolidada, e o que aprendeu será lembrado por muito tempo.

A tática é eficiente porque ao explicar o que acabou de aprender as conexões de neurônios multiplicam-se criando mais caminhos para essa informação. O conteúdo irá permanecer na memória por bastante mais tempo.

A visualização ajuda a memorizar

A força da visualização é também uma aliada da memória. É possível usar o próprio corpo e gestos para envolver o que alguns autores chamam de sinestésica. Exemplo para memorizar uma recita de culinária:

Cada ingrediente é associado a um gesto direcionado a uma parte do corpo. Para memorizar, é necessário fazer o gesto cada vez que nos referimos ao ingrediente. E para resgatar na memória a atitude é ir conferindo qual gesto era associado a cada parte do corpo para se recordar do ingrediente em questão.


 



Este artigo foi visto 5213 vezes.

Dossiers

Quer começar a vender a sério?
As vinte e cinco propostas mais úteis que já ouviu na sua vida.

Artigos publicados em 2016

Arquivo

» 2015
Artigos publicados durante o ano de 2015.

» 2014
Artigos publicados durante o ano de 2014.

» 2013
Artigos publicados durante o ano de 2013.

» 2012
Artigos publicados durante o ano de 2012.

» Editoriais Ciberforma
Antigos Editoriais do site Ciberforma Online

Artigos publicados:


Melhores prática na gestão de stocks
por Portal Código Postal
em 21/09/2017

Na grande distribuição e no setor industrial gerir o inventário de forma eficiente é um dos maiores desafios que podemos enfrentar. Apontámos aqui as quatro melhores práticas seguidas pelos gestores com a responsabilidade de assegurar que os materiais estão sempre disponíveis ao mais baixo custo.
Visualizações: 254


A chave para a felicidade no trabalho segundo Paolo Gallo
por Portal Código Postal
em 20/09/2017

Autor de «A Bússola do Sucesso», responsável pelos Recursos Humanos do Fórum Económico Mundial e professor na Universidade de Bocconi, Itália, Paolo Gallo tem uma ideia clara sobre o caminho para atingir a felicidade no trabalho.
Visualizações: 275


Trabalhadores independentes poderão ficar isentos de IRS em 2018
por Portal Código Postal
em 18/09/2017

O Orçamento de Estado para 2018 poderá introduzir a isenção de IRS para os trabalhadores independentes cujo rendimento mensal não ultrapasse os 632 euros.
Visualizações: 1 340


O Currículo perfeito, segundo o CEO da LinkedIn
por Portal Código Postal
em 15/09/2017

Jeff Weiner, líder da LinkedIn, afirma que a forma clássica de elaborar e avaliar currículos tem os dias contados.
Visualizações: 355


A geração millennial confia mais em aconselhamento digital do que humano
por Portal Código Postal
em 13/09/2017

Um relatório da Consultora Forrester indica que a geração millennial, com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, prefere recorrer a dispositivos móveis e a ferramentas digitais para obter aconselhamento financeiro, procurando-o mais do que os seus pais o qualquer outro humano.
Visualizações: 264


Links Patrocinados
 
Ajuda para o Site | Apartados | Novidades | Fazer Publicidade Aqui
© 2007 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Links institucionais: Termos de Utilização | Privacidade | Sobre Nós | Contacto