Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise.Saiba mais | Compreendi
 
 
 
 
Links Patrocinados
> > Relatório da OCDE para Portugal

Relatório da OCDE para Portugal

Data: 25/05/2013 Autor: Portal Código Postal

Ángel Gurría, secretário-geral da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico), apresentou no passado dia 14 de maio de 2013 um relatório contendo algumas directrizes que mostram um “caminho a seguir” por Portugal para reformar o estado e dar início a um processo de crescimento sólido e sustentado.


Relatório da OCDE para Portugal

Algumas das medidas são muito contestadas, nomeadamente pelo sector da hotelaria, pois existe, no relatório, a proposta para subir o IVA da Hotelaria dos atuais 12% para a taxa normal de 23%. A OCDE defende também que as taxas reduzidas de IVA deveriam ter tendência a acabar. Os objectivos sociais podem ser atingidos de forma mais eficaz a partir da rede de segurança social. Resumindo, o IVA poderia ser simplificado para apenas dois escalões, e eventualmente apenas um.

Outro ponto importante abordado por Gurría é a afirmação de que a austeridade não é uma política, nem um conjunto de políticas. A austeridade, termo que significa “rigor”, é algo que deverá estar sempre presente em qualquer política.

Precisamos de menos professores

A escola pública e outros sectores do estado continuam sobredimensionados. Apesar do aumento da escolaridade obrigatória, o número de alunos tem baixado significativamente e o número de professores, até há dois anos, continuava a aumentar.

Subsídio de Desemprego

A OCDE insiste que Portugal deve ser menos generoso na duração do subsídio atribuído aos desempregados mais velhos de forma a ter verba para aumentar a cobertura nas camadas mais jovens.

Contenção Salarial

Deverá ser promovida a negociação salarial nas empresas abolindo a extensão administrativa dos contratos colectivos. O Salário Mínimo deverá ficar congelado até à retoma do mercado laboral. Os mecanismos de definição salarial têm sido um obstáculo à recuperação da competitividade e terão contribuído para a destruição de empregos de baixas qualificações.

Baixar IRS e TSU

A OCDE defende uma redução da Taxa Social Única (a contribuição do trabalhador com 11% + empresa com 23,75% para a segurança social) compensada com um agravamento do IVA ou impostos de natureza ambiental. O IRS deveria seguir o mesmo caminho.

Aumento de IVA e IMI

Para compensar o alívio fiscal sobre o trabalho a OCDE sugere o agravamento do Imposto sobre os Imóveis (IMI) e a extensão da taxa normal de IVA a produtos que beneficiam de uma taxa reduzida ou intermédia.

Diminuição do IRC

A OCDE defende uma maior eficiência fiscal reduzindo a complexidade do IRC. Os benefícios ineficientes deveriam ser abolidos, alargando a base tributária, e, a médio prazo, uma descida na taxa de IRC.

Abolir reformas antecipadas

A OCDE defende a abolição das reformas antecipadas, mesmo com penalização.

CGA a convergir com a Segurança Social

A Caixa Geral de Aposentações (CGA), que é a entidade que gere as pensões do sector público, continua a permitir um conjunto enorme de privilégios em relação ao sector privado. A OCDE defende uma convergência gradual, mas mais rápida, dos dois sistemas.


 



Este artigo foi visto 1728 vezes.

Dossiers

Quer começar a vender a sério?
As vinte e cinco propostas mais úteis que já ouviu na sua vida.

Artigos publicados em 2016

Arquivo

» 2015
Artigos publicados durante o ano de 2015.

» 2014
Artigos publicados durante o ano de 2014.

» 2013
Artigos publicados durante o ano de 2013.

» 2012
Artigos publicados durante o ano de 2012.

» Editoriais Ciberforma
Antigos Editoriais do site Ciberforma Online

Artigos publicados:


Melhores prática na gestão de stocks
por Portal Código Postal
em 21/09/2017

Na grande distribuição e no setor industrial gerir o inventário de forma eficiente é um dos maiores desafios que podemos enfrentar. Apontámos aqui as quatro melhores práticas seguidas pelos gestores com a responsabilidade de assegurar que os materiais estão sempre disponíveis ao mais baixo custo.
Visualizações: 253


A chave para a felicidade no trabalho segundo Paolo Gallo
por Portal Código Postal
em 20/09/2017

Autor de «A Bússola do Sucesso», responsável pelos Recursos Humanos do Fórum Económico Mundial e professor na Universidade de Bocconi, Itália, Paolo Gallo tem uma ideia clara sobre o caminho para atingir a felicidade no trabalho.
Visualizações: 273


Trabalhadores independentes poderão ficar isentos de IRS em 2018
por Portal Código Postal
em 18/09/2017

O Orçamento de Estado para 2018 poderá introduzir a isenção de IRS para os trabalhadores independentes cujo rendimento mensal não ultrapasse os 632 euros.
Visualizações: 1 339


O Currículo perfeito, segundo o CEO da LinkedIn
por Portal Código Postal
em 15/09/2017

Jeff Weiner, líder da LinkedIn, afirma que a forma clássica de elaborar e avaliar currículos tem os dias contados.
Visualizações: 354


A geração millennial confia mais em aconselhamento digital do que humano
por Portal Código Postal
em 13/09/2017

Um relatório da Consultora Forrester indica que a geração millennial, com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, prefere recorrer a dispositivos móveis e a ferramentas digitais para obter aconselhamento financeiro, procurando-o mais do que os seus pais o qualquer outro humano.
Visualizações: 264


Links Patrocinados
 
Ajuda para o Site | Apartados | Novidades | Fazer Publicidade Aqui
© 2007 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Links institucionais: Termos de Utilização | Privacidade | Sobre Nós | Contacto