Utilizamos cookies para personalizar conteúdo e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o nosso tráfego. Também partilhamos informações acerca da sua utilização do site com os nossos parceiros de redes sociais, publicidade e análise.Saiba mais | Compreendi
 
 
 
 
Links Patrocinados
> > Evasão fiscal e offshores

Evasão fiscal e offshores

Data: 06/04/2013 Autor: Portal Código Postal

O ICIJ (Offshore Leaks) acaba de publicar um relatório onde analisa e cruza dados de mais de cem mil crimes de fuga e evasão fiscal expondo a operação ilegal ou imoral de reputadas instituições financeiras.


Evasão fiscal e offshores

O ICIJ, agora também apelidado de Offshore Leaks, é um projeto de dezenas de jornalistas de investigação dos mais prestigiados órgãos de comunicação internacional que, ao longo de muitos meses, analisaram e cruzaram dados confidenciais fornecidos anonimamente por duas empresas especializadas em contas offshore. Tal como a WikiLeaks, esta organização incita quem tiver informação relacionada com offshores a «verter» esse conteúdo para o endereço de e-mail contact@icij.org.

O relatório revela como alguns dos homens mais ricos e poderosos do mundo se servem dos paraísos fiscais para fugir aos impostos e fazer crescer a sua fortuna. Nesta extensa lista de nomes encontram-se o Presidente do Azerbaijão, a mulher do vice-primeiro-ministro russo, a filha mais velha do ex-ditador Ferdinand Marcos ou o tesoureiro da campanha eleitoral de François Hollande. São milhares de nomes cuja credibilidade é posta em causa. Nem todos os casos comportarão ilegalidades mas a suspeita irá subsistir, e a questão moral poderá ser sempre levantada pelos concidadãos.

Os principais bancos mundiais têm produtos bancários para clientes de prestígio cujo destino dos capitais são offshores e onde o sigilo é garantido. A banca portuguesa não foge à regra.

Fonte: ICIJ

Algumas perguntas e respostas sobre esta realidade:

O que são offshores?

Empresas offshore ou contas bancárias offshore são todas as que estão situadas em paraísos fiscais, ou seja, em países ou jurisdições fiscais cuja exigência fiscal é reduzida. O objectivo é pagar menos impostos do que pagariam no país de origem e/ou ocultar a existência desse património.

As offshore são ilegais?

As offshore não são ilegais. O objetivo é atrair capitais estrangeiros oferecendo impostos reduzidos sobre os rendimentos, segurança e sigilo. Mas a linha que separa a vantagem fiscal e a evasão fiscal é muito ténue.

Porque se chamam offshores?

A grande maioria destas jurisdições fiscais estão situadas em ilhas como as Caimão, Ilhas Virgens, Bermudas, Cook. A expressão «offshore» (fora da costa) recua ao tempo dos corsários que saqueavam os navios mercantes e «escondiam» a pilhagem offshore, isto é, em ilhas fora da costa.


 



Este artigo foi visto 1873 vezes.

Dossiers

Quer começar a vender a sério?
As vinte e cinco propostas mais úteis que já ouviu na sua vida.

Artigos publicados em 2016

Arquivo

» 2015
Artigos publicados durante o ano de 2015.

» 2014
Artigos publicados durante o ano de 2014.

» 2013
Artigos publicados durante o ano de 2013.

» 2012
Artigos publicados durante o ano de 2012.

» Editoriais Ciberforma
Antigos Editoriais do site Ciberforma Online

Artigos publicados:


Melhores prática na gestão de stocks
por Portal Código Postal
em 21/09/2017

Na grande distribuição e no setor industrial gerir o inventário de forma eficiente é um dos maiores desafios que podemos enfrentar. Apontámos aqui as quatro melhores práticas seguidas pelos gestores com a responsabilidade de assegurar que os materiais estão sempre disponíveis ao mais baixo custo.
Visualizações: 253


A chave para a felicidade no trabalho segundo Paolo Gallo
por Portal Código Postal
em 20/09/2017

Autor de «A Bússola do Sucesso», responsável pelos Recursos Humanos do Fórum Económico Mundial e professor na Universidade de Bocconi, Itália, Paolo Gallo tem uma ideia clara sobre o caminho para atingir a felicidade no trabalho.
Visualizações: 273


Trabalhadores independentes poderão ficar isentos de IRS em 2018
por Portal Código Postal
em 18/09/2017

O Orçamento de Estado para 2018 poderá introduzir a isenção de IRS para os trabalhadores independentes cujo rendimento mensal não ultrapasse os 632 euros.
Visualizações: 1 339


O Currículo perfeito, segundo o CEO da LinkedIn
por Portal Código Postal
em 15/09/2017

Jeff Weiner, líder da LinkedIn, afirma que a forma clássica de elaborar e avaliar currículos tem os dias contados.
Visualizações: 354


A geração millennial confia mais em aconselhamento digital do que humano
por Portal Código Postal
em 13/09/2017

Um relatório da Consultora Forrester indica que a geração millennial, com idades compreendidas entre os 18 e os 37 anos, prefere recorrer a dispositivos móveis e a ferramentas digitais para obter aconselhamento financeiro, procurando-o mais do que os seus pais o qualquer outro humano.
Visualizações: 264


Links Patrocinados
 
Ajuda para o Site | Apartados | Novidades | Fazer Publicidade Aqui
© 2007 Ciberforma Informática. Todos os direitos reservados. Links institucionais: Termos de Utilização | Privacidade | Sobre Nós | Contacto