Novos serviços do Banco de Portugal - Empresas e particulares

por 3 085 visualizações

O Banco de Portugal lançou novos serviços de consulta de informação online para empresas e particulares.

Finalmente poderá ter acesso online aquela informação que os bancos têm quando decidem se lhe vão conceder crédito ou não. O Banco de Portugal permite agora a consulta da sua situação de crédito perante o sistema bancário, quer seja um particular, quer seja uma empresa. Outras informações úteis também poderão ser consultadas.

Mapa de responsabilidades de crédito (Empresas e Particulares)

O mapa de responsabilidades de crédito lista todos os créditos e responsabilidades que o particular ou empresa têm com o sistema financeiro europeu. Créditos a habitação, créditos pessoais, créditos automóveis, contas caucionadas (lista o crédito em uso e o crédito potencial) e inclui informação sobre as garantias prestadas. Em caso de incumprimento o relatório inclui também a duração do incumprimento.

Restrição ao uso de cheque (Empresas e Particulares)

Após autenticação segura, o utilizador poderá obter, a partir deste sítio, informação sobre eventuais registos existentes, em seu nome, na listagem de utilizadores de cheque que oferecem risco (LUR) do Banco de Portugal.

Central de Balanços (Empresas)

A Central de Balanços do Banco de Portugal é uma base de dados de informação económica e financeira sobre as empresas portuguesas. A informação é baseada em dados contabilísticos anuais e trimestrais, empresa a empresa, e não de natureza consolidada.

A Central de Balanços permite conhecer melhor a situação económica e financeira das empresas portuguesas. Ao mesmo tempo, serve para o Banco de Portugal elaborar estatísticas, analisar a estabilidade financeira e realizar estudos sobre a economia portuguesa.

A partir da informação da Central de Balanços são produzidos os Quadros da Empresa e do Setor, que contêm informação útil para a tomada de decisão empresarial e enquadramento da situação de cada empresa no respetivo setor de atividade económica.

Quadros da empresa e do sector

O Quadro da Empresa e do Setor de cada ano é calculado para todas as empresas não financeiras com atividade em Portugal que tenham reportado os Anexos A e R da declaração IES (Informação Empresarial Simplificada) de acordo com os requisitos de qualidade e de produção estatística definidos pelo Banco de Portugal.

Para aceder aos serviços terá que se autenticar com as credenciais utilizadas para aceder às declarações elect´ronicas das Finanças ou com o cartão de cidadão: Novos serviços do Banco de Portugal