Intel contra ataca

por 1 573 visualizações

Os novos processadores Core 2 Duo superam chips da AMD em 17% e conquistam pontuação recorde nos testes da PC World americana.

Com a nova linha de processadores Core 2 Duo, lançados no final de julho, a Intel dispara um forte contra-ataque na sua rival, a AMD, retomando a supremacia na área de processamento para desktops. Testes realizados pela PC World americana mostram que computadores equipados com os novos componentes conquistaram uma pontuação recorde de desempenho para os computadores de mesa – eles são, sem dúvida, os mais velozes já testados por esta revista de referência.


Na bateria de testes WorldBench 5, o sistema de referência equipado com o Core 2 Duo da Intel alcançou um valor 17% mais alto que o obtida por um sistema equivalente com o chip high-end Athlon 64 FX-62 da AMD. Também testamos PCs que estão sendo lançados com vários chips da família Core 2 Duo, incluindo uma máquina com sistema em overclock refrigerada a água que obteve 181 pontos, a nota mais alta no WorldBench até hoje.

Todas as configurações avaliadas com o Core 2 Duo tiveram um desempenho impressionante. Os modelos topo de gama, em especial, permitirão que utilizadores avançados desenvolvam aplicações multimédia bastante pesadas com maior rapidez e executem diversas tarefas em simultaneo com maior eficiência. Os jogos também ficarão muito mais rápidos em sistemas equipados com os novos chips.


A linha de processadores Core 2 Duo vai do chip E6300 de 1,86 GHz, com 2 MB de cache ao chip Core 2 Extreme X6800 de 2,93 GHz, com 4MB de cache (ainda não disponível em Portugal). Todos utilizam barramento de 1.066 MHz. Os chips Core 2 Duo usam as mesmas interfaces Socket 775 dos atuais chips Pentium 4 e Pentium D, mas exigem novos chipsets. Portanto, o utilizador irá precisará de uma nova placa-mãe. Os sistemas de referência Core 2 Duo testados têm uma placa-mãe com o chipset 975X Express da Intel (motherboards com o chipset P965 Express também serão disponibilizadas). NVidia e ATI oferecem suas próprias placas Core 2 Duo. Alguns fabricantes (ASUS) fizeram alterações às motherboards com chipsets diferentes de forma a garantir a compatibilidade. Procure sempre a referência Compatível com Core 2 Duo



Também vai gostar de ler: O que é uma Commodity?