A confiança é a base de qualquer negócio

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Preço, disponibilidade, informação são factores fundamentais nos negócios online mas a construção de uma base de confiança com o cliente é o factor que faz a diferença em qualquer negócio.

Apesar do crescimento do comércio electrónico ser significativo observamos que existem ainda barreiras entre os clientes e as lojas de comércio elctrónico. Essa barreira é a confiança.
Quando entramos numa loja e contactamos directamente com o vendedor fazemos de imediato uma avaliação de um conjunto enorme de parâmetros que têm como resultado um valor teórico de confiança. Esse valor vai ser fundamental para a decisão de compra.
No comércio online o valor que o potencial cliente atribui à confiança é sempre muito mais baixo.
A verdade é que há muitos negócios online perfeitamente fraudolentos e empresas que nem sequer existem. Em primeiro lugar recomendo aos utilizadores verificarem se a empresa existe. Há uma forma relativamente fácil que é através da verificação do Número de Contribuinte ou NIF ou VAT number. Poderá fazê-lo através do site http://ec.europa.eu/taxation_customs/vies/en/vieshome.htm. Procure também no site da loja online a morada e contactos telefónicos. Aquelas empresas que se escondem atrás de endereços de e-mail são de desconfiar. Verifique se existe a indicação da localização física da sede da empresa. Por último, procure refrências a essa empresa através dos motores de busca (google por exemplo) e verifique o que dizem sobre ela.
Após ter atingido o valor e confiança suficiente para comprar online verá que vale a pena.

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