Torre dos Clérigos - Porto

Lat: 41.14, Lng: -8.61

A Torre dos Clérigos é um dos mais imponentes monumentos da cidade do Porto com 75 metros de altura. A sua construção teve início em 1748, terminando em 1763, e o seu autor é Nicolau Nasoni.

A Torre dos Clérigos faz parte de um conjunto que integra a Igreja dos Clérigos, a dependência da Irmandade e a torre sineira (Torre dos Clérigos). O projeto foi desenhado por Nicolau Nasoni, que nasceu em Itália e trabalhou em Siena, onde terá adquirido a sua formação de base. À passagem por Roma, seguiu-se uma estadia em Malta, onde trabalhou para o grão-mestre D. António Manuel de Vilhena. Aí conheceu também Roque Távora e Noronha, irmão do deão da Sé do Porto, D. Jerónimo. Foi assim, com certeza, que acabou por ser convidado para se mudar para aquela cidade, onde já estava em 1725, a trabalhar na Sé, edifício onde deixou a sua marca.

Nasoni soube contornar todas as dificuldades que se lhe apresentavam com ideias criativas e eficazes. O terreno onde emerge a torre é demasiado estreito, embora longo, para algo que se pretendia tão imponente. Para contornar este obstáculo, Nasoni optou pela construção de uma só torre (e não as tradicionais duas torres) e colocou-a nas traseiras da igreja (e não na fachada).

Visite Torre dos Clérigos - Porto

Visite este local com calma reservando o seu hotel nas proximidades ao melhor preço na Booking.com.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.

miniatura de miniatura de miniatura de miniatura de miniatura de