Ponte Romana-Medieval de Ponte de Lima

Lat: 41.76, Lng: -8.58

Da Ponte Romana do século I, período do Imperador Augusto, ficaram apenas sete arcos de volta perfeita, que contrastam com os 17 arcos quebrados góticos construídos provavelmente no século XIV.

A ponte, com 227 metros de comprimento, foi inicialmente construída pelos Romanos quando abriram a grande via militar de Astorga para Bracara Augusta. Dessa construção restam apenas sete arcos. O restante troço medieval foi construído no século XIV, era fortificado, flanqueado por 2 torres e enquadrava no sistema defensivo da vila. O troço medieval da ponte representava para nós um novo protótipo de ponte, imitando outras pontes espanholas existentes no caminho para Santiago.

Parapeito com alvéolos marcados e, sensivelmente a meio, na guarda a montante, cruzeiro de coluna facetada, cruz latina de braços em flor-de-lis e escudo no capitel. Pavimento lajeado e com ralos de escoamento para as gárgulas, de canhão, que se dispõem irregularmente. A Norte subsiste base de uma das torres que a fortificava, de planta quadrangular, e com base avançando para jusante. Tem erguida “alminha”, de planta retangular, de frontispício revestido a azulejos, ladeado por aletas e encimado por frontão curvo com cobertura de telha coroada por pináculos e cruz.

Visite Ponte Romana-Medieval de Ponte de Lima

Visite este local com calma reservando o seu hotel nas proximidades ao melhor preço na Booking.com.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.

miniatura de miniatura de miniatura de miniatura de