Mosteiro de Alcobaça

Lat: 39.54, Lng: -8.98

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português. Foi fundado em 1178 pelos monges de Cister.

No fim do século X organizou-se em Cluny, na Borgonha, um novo mosteiro beneditino que procurava renovar a regra de S. Bento. As igrejas cluniacenses eram cheias de belos elementos decorativos. Contra estas manifestações de gosto pela beleza natural, insurgiu-se Bernardo de Claraval, que se recolhera em 1112 em Cister, donde saíra para fundar a Abadia de Claraval e animar mais uma reforma que restituísse à ordem de S. Bento todo o rigor inicial. Os religiosos de Cister deviam viver do seu trabalho, não acumular riquezas, e os mosteiros seriam edificados em lugares ermos, sem qualquer decoração. Enquanto D. Afonso Henriques se empenhava na Reconquista, chegaram ao território português os monges de Cister que fundaram o Mosteiro de São João Baptista de Tarouca em 1140. Diz a lenda que o primeiro rei de Portugal doou parte das terras da região de Alcobaça a S. Bernardo, em cumprimento da promessa feita quando da conquista de Santarém. Se se comparar a planta do Mosteiro de Alcobaça com o da segunda igreja de Claraval, temos que tem o mesmo desenho base. É de cerca de 1152 a construção provisória do mosteiro, e é conhecida no mesmo ano uma referência ao seu abade e a respectiva carta de couto é do ano seguinte. Os primeiros monges, monges brancos, tiveram uma acção civilizadora notável: em 1269 abrem a primeira escola pública. No tempo do geral Fr. Sebastião de Sotomaior tomaram grande incremento as oficinas de imaginária da Abadia. Também desempenharam acções de assistência e beneficência através da enfermaria e portaria.

Fonte: Wikipedia

Visite Mosteiro de Alcobaça

Visite este local com calma reservando o seu hotel nas proximidades ao melhor preço na Booking.com.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.

  • Fachada do Mosteiro de Alcobaça
  • Sala do Capítulo
  • Túmulos de Pedro e Inês (Panteão Régio)
miniatura de Fachada do Mosteiro de Alcobaçaminiatura de Sala do Capítulominiatura de Túmulos de Pedro e Inês (Panteão Régio)