Igreja de Santa Luzia
Lat: 41.70, Lng: -8.83Templo de Santa Luzia dedicado ao Sagrado Coração de Jesus. A coroa da Princesa do Lima, Viana do Castelo.
A paisagem observada a partir deste local é das mais belas que o nosso planeta pode proporcionar. O leito do rio Lima até desaguar no Oceano Atlântico, as praias de areia branca, os montes verdes que espreitam, a cidade de Viana do Castelo, no sopé do monte de Santa Luzia. A Igreja foi construída em devoção ao Sagrado Coração de Jesus, sem esquecer a devoção a Santa Luzia, que tinha já uma pequena capela entretanto extinta. Todos os anos, num domingo do mês de junho, todas as freguesias de Viana se organizam e rumam em peregrinação desde o centro da cidade até à Basílica no topo do monte. Este evento teve início em 1918, durante a pandemia da Pneumônica, quando a população rumou em oração ao Sagrado Coração para que esta doença não ceifasse mais nenhuma vida.
A construção da Basílica de Santa Luzia iniciou-se em 1904, mas, com a implantação da República, as obras abrandaram. Praticamente pararam quando teve início a Grande Guerra. Entretanto, o arquiteto Miguel Nogueira, que tinha sido aprendiz de Ventura Terra, assume a direção das obras no ano de 1925, ficando encarregue de concluir o projeto do seu Mestre, devido ao falecimento deste. No ano seguinte deu-se por concluída a capela-mor do templo, tendo sido aberta ao culto pelo Arcebispo e Senhor de Braga e Primaz das Espanhas. As obras do exterior do templo concluíram-se no final do ano de 1943, e as do interior em 1959. O resultado é uma imponente mole granítica cinzelada e executada pelos mestres canteiros da região dirigidos por Emídio Pereira Lima.
Visite Igreja de Santa Luzia
Visite este local com calma reservando o seu hotel nas proximidades ao melhor preço na Booking.com.
A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.