Conimbriga

Lat: 40.09, Lng: -8.49

Conímbra foi uma povoação estabelecida em, pelo menos, 1200 a.c. mas foi no período românico que teve o seu momento de maior expansão e reconhecimento. É atualmente um dos maiores sítios arqueológicos portugueses e está atualmente classificado como monumento nacional.

Através de diversos vestígios arqueológicos, foi possível traçar a história da povoação de Conímbriga até à Idade do Bronze mas, é possível que já existisse na Idade da Pedra. Encontraram-se diversos objetos cerâmicos e ferramentas que foram datados entre os séculos IV e VIII a.c. (antes de cristo).
A primeira chegada dos Romanos da qual temos referência é de 138 a.C., quando as tropas de Décimo Júnio Bruto, na sua campanha para subjugar os galaicos, passaram pelas terras de Conímbriga.
Seria apenas na época de Augusto que Conímbriga seria reformada,[8] o imperador romano enviou arquitectos para a remodelar e adaptá-la ao urbanismo romano. O forum foi o primeiro edifício a ser levantado pelos romanos. Criaram-se, de seguida, as termas e dotou-se a povoação de uma muralha artificial, complementando a natural posição defensiva do assentamento.
Na idade média, Conímbriga foi palco de diversos confrontos entre Suevos e Visigodos até que, em 586, e já em decadência, a região caiu definitivamente sob domínio visigótico. Muitos dos seus habitantes abandonaram a região para se estabelecer em Aeminium (atual Coimbra) pois a terra era muito mais fértil e tinha um excelente abastecimento de água.
O assentamento continuou a ser habitado por algumas famílias abastadas mas, antes de 1806, a localidade já estava completamente deserta.

Visite Conimbriga

Visite este local com calma reservando o seu hotel nas proximidades ao melhor preço na Booking.com.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.

miniatura de miniatura de miniatura de miniatura de miniatura de