Castelo de Almourol

Lat: 39.46, Lng: -8.38

O Castelo de Almourol é um dos monumentos militares medievais mais emblemáticos da Reconquista, sendo, simultaneamente, um dos que melhor evoca a memória dos Templários no nosso país. Encontra-se situado numa pequena ilha, bem no meio do rio Tejo, entre Constância e Vila Nova da Barquinha.

As origens da construção inicial do local são pouco conhecidas. Talvez um primitivo reduto lusitano, definitivamente pré-romano, posteriormente conquistado pelos romanos seguido de vagas sucessivas de ocupação durante toda a idade média. Quando finalmente foi ocupado por Portugal, em 1129, o castelo já existia e chamava-se Almorolan.

Foi entregue aos Templários, que eram os principais responsáveis pela defesa da capital dessa época, Coimbra. O castelo foi reedificado e assumiu as características arquitectónicas e artísticas essenciais, que ainda hoje se podem observar. A conclusão das obras deu-se em 1171, escassos dois anos após a grandiosa obra do Castelo de Tomar, mandada edificar por Gualdim Pais, cuja actividade construtiva à frente da Ordem, nas décadas de 60 e 70 do século XII, foi verdadeiramente surpreendente. São várias as características que unem ambos, numa mesma linha de arquitectura militar templária.

Extinta a Ordem, e afastada a conjuntura reconquistadora que justificou a sua importância nos tempos medievais, o castelo de Almourol foi votado a um progressivo esquecimento. No século XIX, inserido no processo mental de busca e de revalorização da Idade Média, o castelo foi reinventado, à luz de um ideal romântico de medievalidade. Muitas das estruturas primitivas foram sacrificadas, em benefício de uma ideologia que pretendia fazer dos monumentos medievais mais emblemáticos verdadeiras obras-primas, sem paralelos na herança patrimonial.

Visite Castelo de Almourol

Visite este local com calma reservando o seu hotel nas proximidades ao melhor preço na Booking.com.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.

miniatura de miniatura de miniatura de miniatura de miniatura de