Cidade de Vila Real

Lat: 41,30, Lng: -7,74
cidade de Vila Real

A cidade de Vila Real é a capital do Distrito de Vila Real, e tem cerca de 25.000 habitantes (37.000 no seu perímetro urbano). Crescida nas confluências dos rios Cabril e Corgo , a cidade está enquadrada numa bela paisagem natural que tem como pano de fundo as serras do Alvão e do Marão. Ao longo de mais de setecentos anos de existência, Vila Real ganhou os contornos que tem hoje, uma cidade de belos monumentos, onde se destacam os templos e as casas nobres, com os seus brasões bem à vista, algo que levou a que, outrora, fosse conhecida como a Corte de Trás-os-Montes.

É sede de um concelho com uma área de 377,67 km² e 50.423 habitantes (2006), estando dividido em 30 freguesias (listar freguesias de Vila Real.

História de Vila Real

A região de Vila Real possui indícios de ter sido habitada desde o paleolítico. Vestígios de povoamentos posteriores, como o Santuário Rupestre de Panóias, revelam a presença romana. Porém com as invasões bárbaras e muçulmanas verifica-se um despovoamento gradual.
No século XII, em 1096, o conde D. Henrique atribui foral a Constantim de Panóias, como forma de promover o povoamento da região. Somente em 1289, por foral do rei D. Dinis, é fundada Vila Real de Panóias, que se tornará a cidade actual.

Vila Real é uma cidade portuguesa com 9 letras começada por V.

Visite a cidade de Vila Real

Visite Vila Real durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.