Cidade de Vendas Novas

Lat: 38,67, Lng: -8,46
cidade de Vendas Novas

A cidade de Vendas Novas pertence ao Distrito de Évora, região Alentejo e subregião do Alentejo Central, e tem cerca de 10 900 habitantes.

É sede de um concelho com uma área de 222,51 km² e 11.957 habitantes (2004), subdividido em 2 freguesias (listar freguesias de Vendas Novas). O município é limitado a leste pelo município de Montemor-o-Novo, a sul por Alcácer do Sal, a oeste por Palmela e a noroeste pela parte oriental do Montijo. O município foi criado em 1962. Anteriormente era apenas uma freguesia de Montemor-o-Novo.

História de Vendas Novas

A estrada que hoje em dia, atravessa a cidade de Vendas Novas foi, em tempos, caminho de vários reis. Daí poder dizer-se que foi essa mesma estrada que originou o verdadeiro nascimento da cidade. Vendas Novas viveu muito tempo no anonimato, quase sem história, até ao dia em que um rei mandou construir na Charneca, então praticamente deserta, um Palácio Real para que a princesa das Astúrias e o príncipe do Brasil, futuro D. José I, aqui encontrassem a sua pousada. Assim, graças ao ouro do Brasil e ao grande do império de D. João V, este Palácio devido á sua majesteosidade, tornou-se pousada de vários reis, tendo ao longo dos tempos servido também de aquartelamento de cavalaria, posta, telégrafo, hospital improvisado para combater a febre amarela e finalmente se ter tornado no que é hoje, ou seja a actual Escola Prática de Artilharia. Mais tarde, foi construído em Vendas Novas um caminho de ferro que veio aproximar a cidade do progresso técnico e das mercadorias, trazendo também consigo novas indústrias. O seu maior desenvolvimento deu-se a partir deste momento, uma vez que com o aparecimento da indústria, os habitantes desta localidade através do seu trabalho, conseguiram dar a conhecer a existência e importância deste local. A 21 de Agosto de 1911, Vendas Novas, vê então reconhecida a sua importância com a passagem a Vila mas somente a 7 de Setembro de 1962 consegue, após várias lutas a sua independência do concelho de Montemor-o-Novo com a criação do respectivo concelho. Através da atitude liberiosa das suas gentes e da visão dos seus dirigentes, Vendas Novas vê concretizar-se a sua tão desejada elevação a cidade em 1993.

Vendas Novas é uma cidade portuguesa com 12 letras começada por V.

Visite a cidade de Vendas Novas

Visite Vendas Novas durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.