Cidade de Porto

Lat: 41,16, Lng: -8,62
cidade de Porto

A cidade do Porto é a capital do Distrito do Porto.

Os limites do concelho do Porto correspondem exactamente aos limites da cidade sendo constituído por 15 freguesias (listar freguesias do Porto). A cidade e o concelho têm 238.954 habitantes (INE 2004)

História do Porto

A cidade do Porto teve origem num povoado pré-romano designado à época por Cale ou Portus Cale, sendo a origem do nome de Portugal. No ano de 868, Vímara Peres, fundador da terra portugalense, teve uma importante contribuição na conquista do território aos Mouros, restaurando assim a cidade de Portucale.

Em 1111, D. Teresa, mãe do futuro primeiro rei de Portugal, concedeu ao bispo D. Hugo o couto do Porto. Das armas da cidade faz parte a imagem de Nossa Senhora. Daí o facto de o Porto ser também conhecido por "cidade da Virgem", epítetos a que se devem juntar os de "Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta", que lhe foram sendo atribuídos ao longo dos séculos e na sequência de feitos valorosos dos seus habitantes, e que foram ratificados por decreto de D. Maria II de Portugal.

A cidade do Porto desempenhou um papel crucial na defesa dos ideais do liberalismo nas batalhas do século XIX. A coragem com que suportou o cerco das tropas miguelistas durante a guerra civil de 1832-34, o famoso Cerco do Porto valeram-lhe mesmo a atribuição, pela rainha D.Maria II, do título único Invicta Cidade do Porto.

Tripas à moda do Porto

Devido aos sacrifícios que fizeram para apoiar a preparação da armada que partiu, em 1415, para a conquista de Ceuta, tendo a população do Porto oferecido aos expedicionários toda a carne disponível, ficando apenas com as tripas para a alimentação, tendo com elas confeccionado um prato saboroso que hoje é menu obrigatório em qualquer restaurante. Os naturais do Porto ganharam a alcunha de "tripeiros", uma expressão mais carinhosa que pejorativa. É também esta a razão pela qual o prato tradicional da cidade ainda é, hoje em dia, as "tripas à moda do Porto". Existe uma confraria especialmente dedicada a este prato típico . Um outro prato típico desta cidade é a "francesinha", um prato que é inventado nos anos sessenta.

O Vinho do Porto

O microclima das encostas do Rio Douro produz um produto único, o Vinho do Porto.
Produto internacionalmente reconhecido pela sua excepcional qualidade e é, ainda hoje, um dos produtos nacionais mais exportados para todo o mundo.

Porto é uma cidade portuguesa com 5 letras começada por P.

Visite a cidade de Porto

Visite Porto durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.