Cidade de Montemor-o-Novo

Lat: 38,64, Lng: -8,21
cidade de Montemor-o-Novo

Para aceder a um artigo mais detalhado sobre esta cidade clique aqui: Guia Completo - Montemor-o-Novo

A cidade de Montemor-o-Novo pertence ao Distrito de Évora e tem cerca de 11.000 habitantes.

É a sede de um dos maiores concelhos do país com uma área de 1.232,10 km² mas apenas 18.540 habitantes (2004) estando dividido em 10 freguesias (listar freguesias).

História de Montemor-o-Novo

Encontraram-se diversos vestígios arqueológicos da presença pré e proto-histórica, romana e medieval numa extensa área do território. No século XII foi conquistada aos mouros pelo exército de D. Afonso Henriques de quem recebeu o 1.º foral em 1203 revalidado por D. Sancho I. Sabemos também que durante o último período da idade média Montemor chegou a ser um dos mais populosos centros urbanos de Portugal.

No Paço dos Alcaides (ainda existente mas bastante danificado), situado no Castelo de Montemor-o-Novo, tiveram lugar as cortes de D. Manuel realizadas entre Dezembro de 1495 e Janeiro de 1496 durante as quais foi decidida a viagem para a Índia. A 8 de Março de 1495, nasceu João Cidade, canonizado pela Igreja Católica como S. João de Deus, fundador da Ordem Hospitaleira S. João de Deus.

No numeramento de 1527 Montemor posicionava-se em sexto lugar entre os centros mais populosos da região Alentejo, recebendo pela mão de D. Sebastião em 1563 e o título de Vila Notável.

No final do séc. XVIII, o centro muralhado é abandonado progressivamente deixando a antiga vila praticamente despovoada. Por esta altura a terra era sobretudo propriedade de nobres e de algumas ordens religiosas sendo explorada por alguns abastados lavradores. Também um grande número de pequenos proprietários e rendeiros de vinhas e fazendas assegurava com o seu trabalho braçal a produtividade da terra. Depois do envolvimento face às invasões francesas e nas lutas civis portuguesas, Montemor entra num estádio de relativa pacatez.

A 18 de Abril de 1988 a vila de Montemor-o-Novo é elevada à categoria de cidade.

Montemor-o-Novo é uma cidade portuguesa com 15 letras começada por M.

Visite a cidade de Montemor-o-Novo

Visite Montemor-o-Novo durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.