Cidade de Marinha Grande | Portal Código Postal

Cidade de Marinha Grande

Lat: 39,75, Lng: -8,93
cidade de Marinha Grande

A cidade da Marinha Grande pertence ao distrito de Leiria e tem cerca de 30.000 habitantes.

É sede de um concelho com uma área de 181,37 km² e 38.030 habitantes (2004), estando dividido em apenas 3 freguesias (listar freguesias).

Hitória da Marinha Grande

Mesmo antes da fundação de Portugal, já existiam pinheiros mansos na Marinha Grande. Foi durante o reinado de D.Afonso III (século XIII) que se deu inicio à plantação do Pinhal, embora fosse com D. Dinis (1279-1325) que a plantação se intensificou e regularizou as sementeiras: era necessário segurar as areias que os ventos arrastavam para as férteis terras do interior e conseguir a madeira para a construção de barcos, com vista ao desenvolvimento do comércio marítimo e das pescas. Assim nasceu o Pinhal do Rei. A exploração do pinhal intensificou-se durante a época dos descobrimentos pois era necessária muita madeira para a construção naval. Mesmo com o aparecimento da chapa de ferro que substitui parte da madeira utilizada na construção naval, o Pinhal continuou a fornecer os estaleiros, pois a construção naval em madeira enveredou por um outro tipo de barcos: lugres bacalhoeiros, arrastões e traineiras.

Em 19 de Abril de 1988 a Marinha Grande foi elevada à categoria de cidade.

Vieira de Leiria

Vieira de Leiria é uma das fregusias da Marinha Grande. O nome de Vieira de Leiria nasceu, provavelmente, da existência na zona de inúmeras conchas caneladas com o nome de vieiras.

Os seus primeiros habitantes foram pescadores mas com a indústria transformadora criada à volta do pinhal as profissões de serrador e aparelhador foram dominando. Vieira de Leiria foi elevada à categoria de Vila em 1985.

Marinha Grande é uma cidade portuguesa com 14 letras começada por M.

Visite a cidade de Marinha Grande

Visite Marinha Grande durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.