Cidade de Macedo de Cavaleiros

Lat: 41,53, Lng: -6,95
cidade de Macedo de Cavaleiros

A cidade de Macedo de Cavaleiros pertence ao Distrito de Bragança e tem cerca de 6.000 habitantes.

É sede de um concelho com uma área de 699,27 km² e 17.210 habitantes (2004) estando dividido em 38 freguesias (listar freguesias).

História de Macedo de Cavaleiros

De acordo com as Inquirições de D. Afonso III, em 1258, o território de Macedo pertencia a D. Nuno Martins e a D. Mendes Gonçalves, nobres cavaleiros. Esse território era, na altura, apenas uma pequena povoação com importância inferior às suas vizinhas Nozelo, Vale Prados, Cortiços, Sezulfe e Pinhovelo, as quais, receberam carta de foral antes de Macedo de Cavaleiros.

Foi a partir do século XIV que Masaedo surge pela primeira vez nos documentos como Macedo dos Cavaleiros. É provável que o facto de seus donatários serem cavaleiros tenha estajo na origem deste aditivo.

Em 1722, D. João V passou carta de reguengueiros da Casa de Bragança aos moradores da quinta de Macedo. Ao designar Macedo como "Quinta" fica patente a pequena dimensão desta povoação.

Em 18 de Julho de 1835 surgiu uma nova divisão administrativa. O território nacional seria dividido em distritos, estes em concelhos e os concelhos em freguesias. Entre os 44 Concelhos que iriam constituir o Distrito de Bragança estavam os de Chacim, Cortiços, Nozelos, Sezulfe e Vale de Prados.

Passado pouco mais de um ano, os velhos Concelhos que viriam a constituir o núcleo de Concelho de Macedo de Cavaleiros, reduziram-se a dois - Chacim e Cortiços.

Uma nova divisão administrativa é aprovada em 1853 e institui Macedo dos Cavaleiros como Julgado e Concelho, suprimindo os antigos concelhos de Chacim e Cortiços. Um erro gráfico dá forma definitiva ao nome Macedo de Cavaleiros.

Em 1863 a povoação de Macedo de Cavaleiros é elevada á categoria de vila. O crescimento da antiga povoação de Masaedo deve ter sido enorme entre o início do século XVIII e a segunda metade do século de XIX, passando duma simples "quinta" a sede de concelho e a vila.

A 13 de Maio de 1999 Macedo de Cavaleiros é elevada à categoria de cidade.

Macedo de Cavaleiros é uma cidade portuguesa com 20 letras começada por M.

Visite a cidade de Macedo de Cavaleiros

Visite Macedo de Cavaleiros durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.