Cidade de Lisboa

Lat: 38,73, Lng: -9,14

Lisboa é a capital de Portugal. É também capital do Distrito de Lisboa, e da Área Metropolitana de Lisboa. Lisboa é a região portuguesa com o maior PIB per capita (apenas Lisboa e Madeira têm PIB's per capita superiores à média europeia). A cidade corresponde exactamente ao Município de Lisboa (listar freguesias de Lisboa) e tem 529.485 habitantes (2004), mas a sua área metropolitana ascende a 2,6 milhões. A cidade tem perdido habitantes desde 1981 (807.937 hab.) graças à especulação imobiliária ter feito disparar os preços das habitações. Os residentes foram mudando para os concelhos dormitórios continuando a trabalhar em Lisboa.

Historia de Lisboa

Lisboa foi fundada há mais de três milénios sendo a segunda capital europeia (depois de Atenas) mais antiga. Consegue bater Roma por 4 séculos.

Diz a lenda que a cidade foi fundada pelo heroi Ulisses mas, descobertas recentes, comprovam que a cidade terá sido fundada pelos Fenícios cerca de 1200 a.C.. O nome da colónia foi Alis Ubbo, que na língua fenícia significa "porto seguro" ou "enseada amena" (sendo provavelmente afilhada da grande cidade de Tiro, actualmente no Líbano).

Olissipo foi o nome romano da cidade Lisboa. A cidade era uma das mais importantes da Lusitânia, contudo não era a sua capital, que ficava em Emerita Augusta a actual Mérida (na Extremadura Espanhola). Foi Município Romano, sendo os seus cidadãos cidadãos romanos apesar de não serem de ascendência romana, devido à aliança que o governo da cidade empreendeu com Roma.

Livros sobre Lisboa

Historia Do Cerco De Lisboa
Guia De Lisboa (Guias Limite)
Lisboa ribeirinha
O Portugal de seiscentos na "Viagem de Pádua a Lisboa" de Domenico Laffi: Estudo crítico
O Mosteiro dos Jerónimos (Colecção Cidade de Lisboa)
Lisboa da Restauração `as Luzes (Cultura portuguesa)

Lisboa é uma cidade portuguesa com 6 letras começada por L.

Visite a cidade de Lisboa

Visite Lisboa durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.