Cidade de Leiria

Lat: 39,74, Lng: -8,80
cidade de Leiria

A cidade de Leiria é a capital do distrito de Leiria e tem cerca de 50.600 habitantes.

É sede de um concelho com uma área de 564,66 km² e 124.701 habitantes (2004), estando dividido em 29 freguesias (listar freguesias de Leiria).

História de Leiria

A sua fundação medieval surge no movimento da reconquista cristã aos muçulmanos, protagonizado pelo primeiro rei português – D. Afonso Henriques. Foi precisamente na dinâmica das conquistas territoriais para a fundação do reinado de Portugal, que o rei Conquistador mandou edificar o Castelo, ainda na primeira metade do século XII. Este foi, definitivamente, o ponto de partida para o intenso povoamento da região de Leiria. Em 1142, o concelho recebeu foral de D. Afonso Henriques, sob o nome de Leirena.

Após a edificação do Castelo, com o aumento da população, a vila expande-se para fora das muralhas. No ano de 1545 é elevada à categoria de Cidade e Diocese.

O reinado de D. Dinis (1285-1324) ficou célebre por diversas obras em Leiria, que fundamentam o cognome “Lavrador” - a sementeira do “Pinhal de Leiria” e a secagem de pântanos nas margens do Lis para fins agrícolas, dando origem ao fertil vale de Leiria.

Leiria é uma cidade portuguesa com 6 letras começada por L.

Visite a cidade de Leiria

Visite Leiria durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.