Cidade de Guimarães

Lat: 41,44, Lng: -8,29
cidade de Guimarães

A cidade de Guimarães pertence ao Distrito de Braga, com uma população de 52.182 habitantes, repartidos por uma área de 23,5 km² em 20 freguesias.

Guimarães é sede de um concelho com uma área de 242,85 km² e 161.876 habitantes (2004) estando dividido em 69 freguesias (listar freguesias do concelho de Guimarães).

Foi uma cidade com um papel crucial na formação de Portugal, e que conta já com mais de um milénio desde a sua formação, altura em que era designada como Vimaranes.

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centro turístico da região. As suas ruas, avenidas e monumentos respiram história e encantam quem a visita. Guimarães é muitas vezes designada como Cidade Berço, devido ao facto aí ter sido estabelecido o centro administrativo do Condado Portucalense por D. Henrique e por seu filho D. Afonso Henriques poder ter nascido nesta cidade e fundamentalmente pela importância histórica que a Batalha de São Mamede, travada na periferia da cidade em 24 de Junho de 1128, teve para a formação da nacionalidade. Contudo, as necessidades da Reconquista e de protecção de territórios a sul, levou esse mesmo centro para Coimbra em 1129.

Guimarães é uma cidade portuguesa com 9 letras começada por G.

Visite a cidade de Guimarães

Visite Guimarães durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.