Cidade de Fundão
Lat: 40,13, Lng: -7,5Para aceder a um artigo mais detalhado sobre esta cidade clique aqui: Guia Completo - Fundão
A cidade do Fundão pertence ao Distrito de Castelo Branco e tem cerca de 9.000 habitantes.
É sede de um concelho com uma área de 701,65 km² e 31.297 habitantes (2004) estando dividido em 31 freguesias (listar freguesias do concelho do Fundão).
Historia do Fundão
Desde o ano 1000 a.C. até à sua destruição pelos Romanos, houve no topo do Monte de São Brás um Castro lusitano. Este foi substituido por uma villa ou núcleo de edifícios agriculturais no tempo do Império Romano (por baixo da Rua dos Quintãs). Julga-se que a villa tenha sido substituida por uma casa senhorial fortificada na Alta Idade Média.O topónimo do local Fundão foi pela primeira vez referido num documento de 1307, e depois 1314 e 1320 referindo 32 casas.
A história do Fundão enquanto centro urbano preeminente é condicionada desde o inicio pelos Cristãos-Novos, assim como a dos concelhos vizinhos de Belmonte e da Covilhã. Após a expulsão dos judeus espanhóis (sefarditas) em 1492 pelos Reis Católicos Fernando e Isabela, um grande numero de refugiados veio a estabelecer-se na Cova da Beira, onde já havia minorias judaicas significativas. Foram estes imigrantes, fundando bairros dos quais o mais importante se situava em volta da Rua da Cale (Rua do Encontro ou da Sinagoga em Hebraico), que permitiram ao local Fundão assumir as dimensões de uma verdadeira cidade. Com o estabelecimento da Inquisição, começaram as perseguições aos judeus e cristão-novos, tendo sido numerosas as expropriações, as torturas e as execuções. Ainda hoje são frequentes os nomes dos cristão-novos nos habitantes da região. A cidade perdeu assim nessa altura grande parte do seu dinamismo económico.
Em 1580 os notáveis da cidade deram o seu apoio ao Prior do Crato D. António, contra as pretensões do Rei de Espanha D. Filipe II (Filipe I de Portugal). Nesse ano elevaram unilateralmente eles próprios o Fundão ao estatuto de Vila. O concelho foi fundado em 1747 por ordem de D.Maria I, emancipando-o da Covilhã.
No periodo do Iluminismo do fim do Século XVIII, o então Primeiro Ministro do reino, o Marquês de Pombal, após equiparar legalmente os cristão-novos aos cristão-velhos, procurou restaurar a preeminência económica da cidade fundando a Real Fábrica de Laníficios, onde hoje está situada a Câmara Municipal.
O Fundão foi elevado à categoria de Cidade em 19 de Abril de 1988.
Fundão é uma cidade portuguesa com 6 letras começada por F.
Visite a cidade de Fundão
Visite Fundão durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.
A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.