Cidade de Évora

Lat: 38,57, Lng: -7,90
cidade de Évora

Para aceder a um artigo mais detalhado sobre esta cidade clique aqui: Guia Completo - Évora

A cidade de Évora é a capital do Distrito de Évora, e tem cerca de 39.500 habitantes.

É sede de um dos maiores concelhos portugueses, com uma área de 1.308,25 km² e 55.619 habitantes (2004), estando dividido em 19 freguesias (listar freguesias do concelho de évora).

Historia de Evora

A cidade teve o nome de Ebora Cerealis durante o império romano, tomando o nome de Liberalitas Julia no tempo do imperador Júlio César, sendo então já uma cidade importante, como o demonstram as ruínas de um templo clássico e os vertígios de muralhas romanas.

Foi conquistada aos Mouros em 1165 por Geraldo Sem Pavor, data em que se restaurou a sua diocese. Foi residência régia durante largos períodos, essencialmente nos reindados de D.João II, D.Manuel I e D.João III. O seu prestígio foi particularmente notável no século XVI, quando foi elevada a metrópole eclesiástica e foi fundada a Universidade de Évora (afecta à Companhia de Jesus), pelo Cardeal Infante D.Henrique, primeiro Arcebispo da cidade. Um rude golpe para Évora foi a extinção da prestigiada instituição universitária, em 1759 (que só seria restaurada cerca de dois séculos depois), na sequência da expulsão dos Jesuítas do país, por ordem do Marquês de Pombal. Évora é testemunho de diversos estilos e corentes estéticas, sendo ao longo do tempo dotada de obras de arte a ponto de ser classificada pela UNESCO, em 1986, como Património Comum da Humanidade.

Évora é uma cidade portuguesa com 5 letras começada por É.

Visite a cidade de Évora

Visite Évora durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.