Cidade de Estremoz

Lat: 38,84, Lng: -7,58
cidade de Estremoz

A cidade de Estremoz pertence ao distrito de Évora, e tem cerca de 9.000 habitantes.

É sede de um concelho com uma área de 513,82 km² e 15.064 habitantes (2004), estando dividido em 13 freguesias (listar freguesias de Extremoz).

Estremoz é conhecida internacionalmente pelas suas jazidas de mármore branco. A exploração do mármore de Estremoz tem uma origem muito antiga, como comprova o Templo romano de Évora (Templo de Diana), que contém mármore originário de Estremoz. Está também presente no altar-mor da Catedral de Évora.

Historia de Estremoz

Existem vestígios da presença humana no concelho, pelo menos desde o período Paleolítico.

Os diversos povos que habitaram a região foram deixando vestígios que permanecem ainda hoje: dos Romanos há sítios arqueológicos como a villa romana de Stª Vitória do Ameixial e o Tanque dos Mouros (estrutura de armazenamento de águas romana); dos Visigodos, há uma necrópole na Herdade da Silveirona, Santo Estevão.

D. Afonso III outorga foral a Estremoz em 1258.

Neste Castelo foi fundado, provavelmente no séc. XIV por D. Dinis, um Paço Real no qual habitaram Reis e Rainhas, como a Rainha Santa Isabel, D. Afonso IV ou D. Fernando I. A Rainha Santa aqui faleceu em 1336. Também em Estremoz faleceu D. Pedro I, este no Convento dos franciscanos.

Na Revolução de 1383-85 o povo de Estremoz, não querendo ver a então vila nas mãos dos partidários dos castelhanos, tomou-a e entregou-a a Martim Peres, homem de confiança de D. João I.

De Estremoz partiram os homens comandados por Nuno Álvares Pereira para ganharem a batalha dos Atoleiros.

Daqui partiram também as tropas que na Restauração da Independência (1640-1668) venceram embates tão decisivos como a batalha de Montes Claros e a batalha do Ameixial.

Em 1736 o Paço Real é reconvertido, após vultuosas obras, em Armazém de Guerra, no qual estavam guardadas cerca de 40.000 armas. Este local foi saqueado em 1808 no decurso das invasões francesas.

Em 1834 neste mesmo edifício são mortos 33 presos liberais. Esta tragédia ocorreu durante a guerra entre irmãos que decorreu em Portugal e que só terminou com a Convenção de Evoramonte em 1834.

A 25 de Abril de 1974, durante o golpe de Estado chamado de Revolução dos Cravos, o Regimento de Cavalaria 3 (sediado em Estremoz) participou neste movimento que finalizou com a Ditadura do Estado Novo.

Estremoz é uma cidade portuguesa com 8 letras começada por E.

Visite a cidade de Estremoz

Visite Estremoz durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.