Cidade de Costa de Caparica

Lat: 38,63, Lng: -9,22
cidade de Costa de Caparica

A cidade da Costa de Caparica é uma freguesia pertencente concelho de Almada, distrito de Setúbal com uma área de 10,88 km² e 11.700 habitantes (2001).

A Costa de Caparica foi elevada a cidade em 9 de Dezembro de 2004.

Historia da Costa de Caparica

Conta a lenda que uma senhora bastante idosa que viveu na área interior, sem conhecimento de qualquer família, origem ou rendimento. Todos os dias a idosa fazia longas caminhadas na zona, eternamente envolta numa longa capa que envolvia por completo a sua pessoa e qualquer possível detalhe da sua figura física.

Na Primavera, as ausências aumentavam, e as crianças pensavam que o interior da capa ocultava uma vasta fortuna em moedas de ouro, dizendo-se que esta capa era rica, uma capa-rica.

Numa Primavera que o tempo não recorda o ano, a idosa sentiu que os seus dias estavam a terminar e transmitiu o desejo de que a sua capa fosse entregue ao Rei de Portugal, utilizando-a da melhor forma possível em prol da população local. Finados os seus dias a população apressou-se a cumprir o seu último desejo, atendendo à sua reputação de feiticeira. O Rei de Portugal, ao abrir tal capa, deparou-se com um recheio de douradas flores de acácia, colhidas no vasto acacial que ainda hoje existe na zona litoral localizada entre a Trafaria e a Fonte da Telha. Pasmo e profundamente emocionado com esta história, o Rei proclamou a riqueza daquela capa única, uma capa-rica, dando origem ao topónimo Caparica, e ordenou igualmente que fosse erigida uma igreja, a Igreja de Nossa Senhora do Monte, conferindo a toda a área a designação de Caparica.

Costa de Caparica é uma cidade portuguesa com 17 letras começada por C.

Visite a cidade de Costa de Caparica

Visite Costa de Caparica durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.