Cidade de Cantanhede

Lat: 40,35, Lng: -8,59
cidade de Cantanhede

Para aceder a um artigo mais detalhado sobre esta cidade clique aqui: Guia Completo - Cantanhede

A cidade de Cantanhede pertence ao distrito de Coimbra, e tem cerca de 7.100 habitantes.

É sede de um concelho com uma área de 392,18 km² e 38.590 habitantes (2004) e está dividido em 19 freguesias (listar freguesias de Cantanhede).

Historia de Cantanhede

A última povoação a ser elevada a cidade no distrito de Coimbra foi Cantanhede (1991). O seu início remonta aao século XI, momento em que foi povoada pelo conde D. Sisnando, governador de Coimbra.

Primeiras ocupações

Existem vestígios neolíticos neste concelho. Em 1899 foi encontrado um dolmem de galeria dupla, no sítio da Moita (Outil), contendo mobiliário, duas machadas de pedra polida, um núcleo de cristal de rocha, uma face de sílex, um instrumento de pedra polida, vários fragmentos cerâmicos e muitos ossos humanos e ainda núcleo internos, e fragmentos de outros, de quartzo e quartzite).

Forma também encontrados sinais deixados pelos Romanos pressupondo a existência de um povoamento do século IV (Sepins e Murtede).

O nome de Cantanhede

Nos documento dos séculos XI e XII o aglomerado populacional aparece sob o nome de Cantoniedi, Cantonied, Cantonidi, Cantoniete que seria a variante de um primitivo genitivo e também de Cantonctu, Cantonhedo, Cantonhede, Cantonhedi e finalmente Cantanhede. O nome pode provir da exploração próxima da cantaria como material de construção, pois significaria quinta de canteira ou pedreira de canteira.

Cantanhede é uma cidade portuguesa com 10 letras começada por C.

Visite a cidade de Cantanhede

Visite Cantanhede durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.