Cidade de Bragança

Lat: 41,80, Lng: -6,76
cidade de Bragança

A cidade de Bragança é a capital do distrito de Bragança e tem cerca de cerca de 20.000 habitantes.

É sede de um dos concelhos portugueses de maior dimensão (1.173,93 km²) e 34.774 habitantes (2004) e está dividido em 49 freguesias (listar freguesias do concelho de Bragança).

Breve historial

O local onde se situa hoje o concelho de Bragança tinha já uma povoação importante durante a ocupação romana. Durante algum tempo teve a designação de Juliobriga dada a Brigantia pelo imperador Augusto em homenagem a teu seu tio Júlio César.

Destruída durante as guerras entre cristãos e mouros, encontrava-se em território pertencente ao mosteiro beneditino de Castro de Avelãs quando a adquiriu, por troca, em 1130, D.Fernando Mendes, cunhado de D. Afonso Henriques. Reconstruída no lugar de Benquerença, D. Sancho I concedeu-lhe foral em 1187 e libertou-a em 1199 do cerco que lhe impusera Afonso IX de Leão, pondo-lhe então definitivamente o nome de Bragança.

O regente D. Pedro, em 1442, elevou Bragança a cabeça de ducado concedido a seu irmão ilegítimo D. Afonso, 8º conde de Barcelos e que fora genro de D. Nuno Álvares Pereira.

Em 1445, Bragança recebeu a concessão de uma feira franca e em 1446 D. Afonso V elevou-a à categoria de cidade.

Bragança é uma cidade portuguesa com 8 letras começada por B.

Visite a cidade de Bragança

Visite Bragança durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.