Cidade de Beja

Lat: 38,01, Lng: -7,86
cidade de Beja

A cidade de Beja é capital do Distrito de Beja e conta com cerca de 23.500 habitantes.

É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com 1.140,21 km² de área e 34.970 habitantes (2004), subdividido em 18 freguesias (listar freguesias de Beja).

Breve historial

A fundação de Beja é atribuída aos Celtas, 400 anos A.C.. Antes do domínio romano diz-se que esteve controlada pelos Cartagineses. Mas foi na época romana que começou a desempenhar um papel mais importante na região, recebendo, nessa altura, o nome "Pax Julia", em honra da pacificação da terra da Lusitânia.

Beja foi tomada pelos Mouros em 715, que a chamaram de Baju. Após esta data, surge uma época atribulada de conquistas e reconquistas da cidade, até que no ano 1162 é reconquistada definitivamente, por Gonçalo Mendes da Maia, o "Lidador", no reinado de D. Afonso Henriques.

Recebeu o foral em 1524 e foi elevada a cidade em 1517. Foi repovoada por D. Afonso III que reedificou a muralha romana, a qual tinha quarenta torres. Nessa muralha, o rei mandou abrir sete portas que foram chamadas: Évora, Avis, Moura, Mértola, Aljustrel, Nossa Senhora dos Prazeres e Nova ou de S. Sezinando; destas portas saíam as estradas que conduziam às povoações correspondentes aos seus nomes.

Beja é uma cidade portuguesa com 4 letras começada por B.

Visite a cidade de Beja

Visite Beja durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.