Cidade de Barcelos

Lat: 41,53, Lng: -8,61
cidade de Barcelos

Barcelos pertence ao distrito de Braga e é a sede de concelho com o maior número de freguesias do país (listar as 80 freguesias de Barcelos). De acordo com os censos de 2001 o concelho tem 122.096 e a cidade de Barcelos tem uma população residente de cerca de 40.000 habitantes.

O concelho de Barcelos recebeu foral de D. Afonso Henriques em 1140. Barcelos foi elevada à categoria de cidade em 6 de Setembro de 1928.

Curiosidade

Lenda do Galo de Barcelos:
Um peregrino que pernoitou em Barcelos ia a caminho de Santiago de Compostela quando foi acusado de ter roubado umas pratas a um fidalgo. Foi condenado a enforcamento. Numa última tentativa para provar a sua inicência pede uma audiência com o juíz que, na altura, se preparava para comer um galo assado. O condenado jurou, como prova da sua inocência, que o galo se levantaria do prato e cantaria. O juíz ignorou o pedido do condenado. No momento em que o preso estava a ser enforcado, o galo levantou-se e cantou. O juíz desesperado correu para a forca tentando evitar o enforcamento de um inocente e descobriu que o condenado se salvara graças a um nó mal feito. O peregrino voltou a Barcelos anos mais tarde e esculpiu o Cruzeiro do Senhor do Galo, em exposição no Museu Arqueológico de Barcelos.

Barcelos é uma cidade portuguesa com 8 letras começada por B.

Visite a cidade de Barcelos

Visite Barcelos durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.