Cidade de Aveiro

Lat: 40,63, Lng: -8,63
cidade de Aveiro

A cidade de Aveiro é capital do Distrito de Aveiro, na região Centro e subregião do Baixo Vouga e tem cerca de 73.335 habitantes.

Aveiro é sede de um concelho com 199,77 km² de área e 73.335 habitantes (2001), subdividido em 14 freguesias (listar freguesias de Aveiro). O município é limitado a norte pelo município de Murtosa (seja através da Ria de Aveiro, seja por terra), a nordeste por Albergaria-a-Velha, a leste por Águeda, a sul por Oliveira do Bairro, a sueste por Vagos e por Ílhavo (sendo os limites com este último concelho também feitos por terra e através da Ria), e com uma faixa relativamente estreita de litoral no Oceano Atlântico, a oeste.

É um município territorialmente descontínuo, visto que compreende algumas ilhas na Ria de Aveiro, e uma porção da península costeira com quase 25 km de extensão que fecha a Ria a ocidente.

Breve historial

No documento de doação testamentária efectuada pela condessa Mumadona Dias, ao mosteiro de Guimarães em 26 de Janeiro de 959, consta a referência a "Suis terras in Alauario et Salinas", sendo esta a mais antiga forma que se conhece do topónimo Aveiro.

No século XIII, Aveiro foi elevada à categoria de vila, desenvolvendo-se a povoação à volta da igreja principal, consagrada a S. Miguel e situada onde é, hoje, a Praça da República, vindo esse templo a ser demolido em 1835.

Mais tarde, D. João I, a conselho de seu filho, Infante D. Pedro, que, na altura, era donatário de Aveiro, mandou rodeá-la de muralhas que, já no século XIX, foram demolidas, sendo parte das pedras utilizada na construçào dos molhes da barra nova.

Em 1434, D. Duarte concedeu à vila privilégio de realizar uma feira franca anual que chegou aos nossos dias e é conhecida por Feira de Março.

O primeiro foral conhecido de Aveiro é manuelino e data de 4 de Agosto de 1515, constando do Livro de Leituras Novas de Forais da Estremadura.

Em 1759, D. José I elevou Aveiro a cidade, poucos meses depois de ter condenado por traição, ao cadafalso, o seu último duque, título criado em 1547 , por D. João III. Por essa razão à nova cidade foi dado o nome de Nova Bragança em vez de Aveiro. Esse nome foi mais tarde abandonado, voltando a cidade à denominação anterior.

Aveiro é uma cidade portuguesa com 6 letras começada por A.

Visite a cidade de Aveiro

Visite Aveiro durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.