Cidade de Amadora

Lat: 38,75, Lng: -9,23
cidade de Amadora

A cidade da Amadora pertence ao Distrito de Lisboa, e tem cerca de 151.500 habitantes.

É a sede de um dos mais pequenos concelhos de Portugal, com uma área de apenas 23,75 km² mas com 176.239 habitantes (2004), subdividido em 11 freguesias.

Breve historial

A Amadora constituiu-se em torno do lugar da Porcalhota, servida pela Capela de Nossa Senhora da Conceição da Lapa, sede de irmandade própria que dispunha de avultados bens.

Em 1907, a população local pediu ao rei D. Carlos que permitisse a mudança de nome, situação a que o Ministério do Reino deu despacho de imediato, renomeando a povoação de Amadora em 28 de Outubro de 1907.

Foi elevada a freguesia dentro do concelho de Oeiras em 17 de Abril de 1916, e foi elevada a vila em 1936.

O municipio da Amadora viria a ser criado em 11 de Setembro de 1979, por secessão da Amadora e da Venteira, do nordeste do concelho de Oeiras. Dias depois 17 de Setembro de 1979, foi elevada a cidade, e dividida nas freguesias de Alfragide, Brandoa, Buraca, Damaia, Falagueira-Venda Nova, Mina e Reboleira. Na ocasião agregou a si partes das freguesias de Queluz e de Belas, pertencentes ao concelho de Sintra, e tendo cedido a localidade de Presa que passou a fazer parte da freguesia de Odivelas, actual concelho de Odivelas.

Em 1997, foram enfim criadas as freguesias de Alfornelos, Falagueira, Venda Nova e São Brás, perfigurando assim a actual divisão municipal.

Amadora é uma cidade portuguesa com 7 letras começada por A.

Visite a cidade de Amadora

Visite Amadora durante um fim de semana aproveitando as reservas online a um super preço.

A fonte de informação é diversa: Câmara Municipal, Wikipedia, outros.